Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Manifestantes encenam parto na rua e pedem reabertura de Maternidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Moradores e entidades representativas da sociedade se reuniram hoje de manhã para uma manifestação pública pedindo à Prefeitura da capital, a reabertura da Maternidade Santa Maria, em Mangabeira. A concentração aconteceu nas proximidades do girador do início da Josefa Taveira. Os manifestantes seguiram em caminhada até o mercado público, onde aconteceu um café da manhã e uma encenação teatral em que uma mãe dá à luz na rua.

Segundo a assessoria do deputado João Gonçalves, o equipamento está desativado desde o mês de junho de 2008. Já o presidente da Federação Paraibana das Associações Comunitárias, Edson cruz, disse que o fechamento aconteceu após o início de uma reforma e sem qualquer comunicado à população.

“Desde o ano passado que a população sofre com o fechamento dessa maternidade. As pessoas cansaram de esperar uma resposta da prefeitura e agora pedem uma explicação e a reativação desses serviços essenciais, principalmente aqui nesse bairro que, é hoje, o mais populoso da capital.”

De acordo Edson, durante as sessões do Orçamento Participativo, foram feitas várias solicitações para a reabertura da maternidade, mas a Prefeitura não se pronunciou.

Quando funcionava, pelo menos 250 partos eram realizados mensalmente na Maternidade Santa Maria. A unidade possuía 28 leitos para atender as mães e realizava além de partos, cirurgias uterinas e eletivas, atendimentos de pré-natal, obstetrícia, ginecologia, consultas simples e consultas que envolvem procedimentos clínicos.

O atendimento da maternidade beneficiava além da população de Mangabeira, toda a Zona Sul da Capital e ainda os municípios de Alhandra e Conde, segundo Edson Cruz.

Ele ainda acrescenta que após o fechamento da Santa Maria, pelo menos dois partos de moradoras de Mangabeira foram realizados dentro de veículos por falta de atendimento mais próximo. Uma delas foi a jovem Kely Simone Medeiros, que deu à luz a um menino dentro de um veículo no último dia 6 de outubro, porque não deu tempo chegar à maternidade Cândida Vargas, no centro de João Pessoa.

Ele argumentou um dos motivos que move a manifestação que pede a reabertura do equipamento: "as maternidades disponíveis são a Cândida Vargas, a Frei Damião, e o Hospital Edson Ramalho, todos distantes e muitas vezes as mulheres mais carentes não têm recursos se deslocar até esses locais, por isso a importância do funcionamento da Santa Maria".

O deputado João Gonçalves abraçou a causa e esteve toda a manhã na manifestação e acompanhando os moradores nessa reivindicação. Segundo ele, a saúde do conjunto foi comprometida com o fechamento da Maternidade “a Santa Maria não era apenas uma maternidade onde as mães davam à luz, era uma unidade de saúde que oferecia outros serviços importantes para a população. Não pode um governo fechar um equipamento da saúde assim, sem preencher com outra unidade. A prefeitura deve se pronunciar e se preocupar em melhorar a saúde da população e não piorá-la”, argumentou

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa