Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Mais Tempo para Inscrições!

Terminaria no próximo dia 29 deste mês, o prazo de inscrição para a “Chamada de Ideias BRAFIP 2020”. Entretanto, a diretoria executiva da BRAFIP decidiu prorrogar as inscrições até o dia 8 de setembro. A chamada é um convite público internacional, realizado anualmente, para submissão de Ideias e Projetos para PD&I Colaborativa (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de forma Colaborativa), envolvendo diversas Empresas, Universidades, Startups e Centros de Pesquisa, do Brasil e de outros países. A BRAFIP é a plataforma tecnológica brasileira, construída nos moldes desenvolvidos originalmente pela EU – União Europeia. A Chamada deste ano, conta com o apoio de empresas e entidades brasileiras e estrangeiras ligadas a PD&I Colaborativa, a exemplo da LightBase, Surveymonkey, SEBRAE-PB, ASSESPRO, SoftSul, Softex, CNPq, ALETI, EMBRAPII, Governo Federal (através do MCTIC), ENRICH, Planetic e Startups Network. Mais informações podem ser obtidas no portal da BRAFIP no endereço: www.brafip.org.br.

“Delivery” Cresce

Nos últimos meses devido a necessidade da quarenta (na tentativa de controlar/minimizar a pandemia do Covid-19), ficou claro o enorme crescimento dos serviços de delivery (entrega a domicilio) de produtos e serviços de alimentação. Agora, temos um número (percentual) do real crescimento dos gastos com este tipo de serviço, com relação à entrega de alimentação. Uma pesquisa realizada pela “Mobills” (uma Startup de Administração de Finanças Pessoais) no período de janeiro a maio deste ano, apontou um crescimento de 94,6% do delivery, comparando-se com o mesmo período de 2019. Para chegar a este percentual, a “Mobilis analisou dados de cerca de 160 mil de seus clientes relacionados aos gastos com os serviços de entregas de comida (a exemplo, do Uber Eats, Rappi e Ifood)”. E tudo indica que o crescimento vai continuar nas próximas semanas.

“Ar” Quase 100% Limpo

Matéria publicada no portal na Internet, da Revista Aero Magazine (www.aeromagazine.com.br), especializada em aeroespaço, diz que o “ar na cabine de um avião é mais limpo que em uma sala de cirurgia”. Segundo o texto, todo o volume de ar disponível na cabine de passageiros é renovado (em alguns modelos de avião) em apenas três minutos pelo sistema de ar condicionado das aeronaves e filtrado, com um equipamento (filtros tipo HEPA – High Efficiency Particulate Air, numa tradução simplista “ar particulado de alta eficiência”), capaz de eliminar até “99,99% de quaisquer partículas que estejam no ambiente, inclusive vírus, bactérias e fungos”. Essa capacidade de “higienização” é de extrema importância neste momento de pandemia, dando uma enorme segurança aos passageiros, preocupados (com razão) em relação à qualidade do ar respirado durante os voos.

De Volta ao Passado

A pandemia afetou todos os segmentos econômicos em nível mundial, uns mais e outros menos, mas ninguém saiu ou esta saindo, incólume. Um tipo de negócio que foi impactado e continua sendo de forma dramática, são as Salas de Cinema. Todas fechadas desde o inicio da quarentena e que continuam sem funcionar em boa parte do Brasil e de muitos países. Um caminho encontrado para pode ir ao cinema novamente, é literalmente, “voltar ao passado”. A saída encontrada pelos empresários do setor é a instalação de “Cinemas Drive-Ins”, populares nos anos 60 e 70 do século passado, que praticamente desapareceram em todo o mundo. Lembro bem do Cinema Drive-In do Aeroclube de Pernambuco, localizado na Zona Sul de Recife, no bairro do Pina, que lotava (de carros) na década de 70 e até a metade dos anos 80. O retorno “desta solução” para quem gosta e sente falta da ida ao cinema, vem de Pernambuco e de São Paulo. No inicio deste mês foi divulgada a instalação de um “Cine Drive-In na Zona Oeste de São Paulo” (no estacionamento do “Memorial da América Latina”) com capacidade total para 100 veículos. Em Recife, foi instalado outro, no mesmo bairro do Pina (em uma área bem próxima do antigo). Denominado de “Planet Drive-In Recife” com capacidade para 150 carros. A nova opção de lazer da capital pernambucana promete fazer sucesso, nos próximos meses, no “novo normal” neste tempo de pandemia e distanciamento social.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.