Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Mais de mil candidatos fazem provas para estagiário do MPE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais de mil candidatos realizaram, na manhã de hoje, as provas do processo seletivo para estagiários do Ministério Público da Paraíba, que foram aplicadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras. Foram oferecidas 160 vagas, sendo 140 para Direito e 20 para Tecnologia da Informação. O estágio será remunerado, e o valor da bolsa é de R$ 430,00, mais R$ 80,00 de auxílio transporte. Segundo o presidente da Comissão do Processo Seletivo de Estagiários, promotor de Justiça Eny Nóbrega, o certame transcorreu com organização e tranquilidade.

“Tivemos um ótimo comparecimento às provas, que se desenvolveram de forma organizada e tranqüila em todos os pólos do Estado”, destacou o promotor Eny Nóbrega, complementado ainda que o gabarito das provas estará disponível, até a próxima terça-feira (6), no site do Instituto Euvaldo Lodi (www.fiepb.com.br/iel), empresa ganhadora da licitação para o concurso e que funciona como agente de integração da área de estágio.

Ele lembrou também que está previsto para o dia 26 de julho a divulgação do resultado definitivo das provas e que a previsão para a nomeação dos candidatos aprovados é para o mês de agosto, após a homologação do processo pelo Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba.

Na opinião dos candidatos Vitor Pedro Lira (Direito) e Marlyne Juliana Rezende (Direito), ambos de João Pessoa, o nível das provas foi excelente. Segundo Vitor Pedro “estagiar no MP seria uma ótima experiência, porque lida muito com a população”. Já para Marlyne Rezende “é uma grande experiência, pois é uma forma de abrir caminhos para outros concursos”.

Estágio Profissional – Para o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o concurso para estagiário foi um compromisso antigo de sua administração, de fazer com que o estágio pudesse ser profissional, organizado e, além de tudo, que fosse remunerado. “O estágio, hoje, no Ministério Público, além de ser de forma profissional, é também com remuneração. Conseguimos chegar ao patamar de 510 reais. Além da nossa preocupação de que todas as Promotorias do Estado possam ter pelo menos um estagiário, que funcionará como importante ferramenta de auxílio a todos os membros da instituição”.

Oswaldo Filho destacou que os aprovados terão em seu benefício, além da troca de experiências, um importante aprendizado para a carreira de promotor de justiça. “Com esse concurso para estagiário é nossa intenção iniciar uma formação de futuros promotores de justiça, cuja vocação seja voltada para os aspectos social e profissional da instituição ministerial, pois sabemos que, atualmente, o perfil dos concurseiros não é focado na vocação institucional e temos que transformar isso”.

Outro aspecto importante apontado pelo procurador-geral de Justiça, foi que o processo seletivo para estagiário atende resolução do Conselho Nacional do Ministério Público, que delimita os requisitos para a função dos estagiários, que têm atribuições e carga horária diferenciadas dos demais servidores. Além disso, apontou também o fato de que os estagiários da área de Tecnologia da Informação irão atuar no setor de geoprocessamento, que servirá de apoio à administração e ao serviço de inteligência.

Além do presidente da Comissão, estiveram no campus da Unipê, acompanhando a realização das provas na Capital, o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro Filho, o procurador de Justiça, Alcides Jansen e a promotora de Justiça Vasti Cléa Marinho, respectivamente Coordenador e Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPB.

Integram a Comissão do Processo Seletivo, os promotores de Justiça, Alexandre César e Luis Urquiza e as servidoras Maria José Uchoa e Maria Cristina Furtado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após denunciar falsificação de documentos, Pablo Honorato é demitido da UFPB por Valdiney

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

IMG-20240621-WA0035

Jornalista lança livro sobre humor na política em Campina Grande

ffraz_abr_20180922_1659

João Pessoa é a 1ª Capital do Nordeste no ranking de vacinação contra Poliomielite

01

Cofeci concede Medalha JK ao presidente do Creci-PB e ao ex-presidente do Creci-PR

concursos-publicos

Concurso da prefeitura de Piancó abre inscrições em mais de 80 vagas

WhatsApp-Image-2024-06-21-at-7.38.18-AM

Operação da Lei Seca é intensificada durante festejos juninos

WhatsApp Image 2024-06-21 at 14.25.13

Cachaça Matuta celebra o São João 2024 com lata comemorativa

feriados_sao_joao1

MPPB funcionará em regime de plantão durante São João, na segunda

aaaa

Dinho Dowsley lidera disputa para vereador em João Pessoa

Detran-pb 5

Detran-PB promove novo leilão com 300 veículos nos dias 1 e 2 de julho

Waldonys no seis e meia

Waldonys faz show hoje no São João de João Pessoa, no Parque Solon de Lucena