Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“Maior São João” terá policiamento com 2,4 mil homens

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Este ano, os paraibanos e turistas que participarem do “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande, vão contar com mais segurança e tranquilidade. Além do policiamento realizado por 2.400 policiais civis, militares e bombeiros militares distribuídos nos locais de festa, a população vai poder utilizar os serviços de uma unidade itinerante da Justiça, com competência cível e criminal.

O Juizado Especial dos Festejos Juninos foi instalado na tarde desta quinta-feira (2), através da assinatura de um convênio entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e Prefeitura Municipal de Campina Grande.

O Juizado Especial tem o objetivo de solucionar pequenos conflitos que ocorrerem no âmbito da festa realizada no Parque do Povo, a exemplo de agressões físicas, crimes de ameaça, embriaguez, reclamações de consumo, cobrança de valores de mercadorias, entre outras infrações de menor potencial ofensivo, conforme estabelece a Lei 9.099/95, que rege os juizados especiais.

O secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, assinou o termo de cooperação e destacou a importância do juizado, considerado um marco na Paraíba. “É o primeiro juizado no Estado que integra as ações do poder Executivo através das polícias com o Ministério Público, poder Judiciário e Defensoria Pública, num mesmo espaço, dando solução imediata para os conflitos que ocorrerem. Sem dúvida é um grande passo e quem ganha é a sociedade”, destacou.

Instalações – O juizado foi instalado nas dependências do Museu Vivo de Ciência e as salas já estão preparadas para o atendimento ao público. O Instituto de Polícia Cientifica (IPC) da Paraíba também recebeu um espaço para oferecer plantões, realizando alguns exames no local.

Em seu discurso, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, ressaltou a importância das parcerias para a concretização do projeto, que nasceu durante uma reunião promovida pela Seds. Segundo ele, essa é mais uma medida para aproximar a Justiça do povo, garantindo mais tranquilidade aos participantes da festa. “Todos esses órgãos integrados irão oferecer, nesses 30 dias, uma maior tranquilidade e celeridade no atendimento, além de dirimir os conflitos que ocorram na jurisdição do Parque do Povo”, afirmou.

Além dos policiais e peritos, o juizado contará com uma equipe formada por magistrados, analistas, técnicos, defensores e promotores. A unidade itinerante da Justiça vai funcionar até o dia 3 de julho, das 22h às 4h, nos principais dias do evento e aos finais de semana. As audiências que não obtiverem êxito serão remetidas ao Juizado Especial de Campina Grande.

 “Durante o São João de Campina, nós torcemos para que as ocorrências não aconteçam, mas se acontecerem, estaremos prontos para agir e atender à população”, concluiu o secretário Cláudio Lima.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional