Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lula: vaga no Supremo e novos caças são decisões de Dilma

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com menos de um mês restante no governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira, que pretende deixar certas decisões para sua sucessora, Dilma Rousseff, entre elas a indicação de um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF) e a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante entrevista à TV Brasil, Lula disse que quer resolver o impasse da extradição do italiano Cesare Battisti e fará o que puder para facilitar o primeiro ano do governo Dilma, entretanto, afirmou que está ouvindo a presidente eleita sobre assuntos que dizem respeito aos dois mandatos. O italiano Battisti é acusado de ter cometido quatro assassinatos em seu país de origem. Foi preso no Rio de Janeiro em 2007, mas pediu asilo ao Brasil. O Supremo Tribunal (STF) autorizou sua extradição, mas a palavra final ainda cabe ao presidente Lula.

Segundo ele, a decisão sobre a extradição de Battisti depende apenas do parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), que ele espera receber ainda neste mês. "Esse é um assunto em que tanto eu posso tomar uma decisão agora ou deixar para a presidenta tomar. Eu preferiria tomar agora. Se o parecer estiver pronto, decido agora para não deixar esse assunto (pendente), que é sempre amargo".

A indicação de um novo ministro que ocupe a vaga deixada por Eros Grau à frente do STF deve ficar para Dilma, segundo Lula, que disse que preferiu esperar as eleições e ainda vai conversar com Dilma sobre a indicação. Para o presidente, "não há muita pressa" em decidir o nome, porque o tribunal entrará em recesso nos próximos dias e só voltará aos trabalhos em fevereiro de 2011.

Dilma também deve decidir sobre a compra de aviões de combate para a FAB. "É uma dívida muito grande, é uma dívida de longo prazo para o Brasil. Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer", afirmou Lula. Segundo ele, a decisão sobre os caças franceses ainda depende de parecer do Conselho Nacional de Defesa.

O presidente disse ainda que a FAB também será consultada sobre outra compra, a de um novo avião presidencial. Para ele, não há "nenhum problema" em comprar uma nova aeronave e afirmou que, apesar das críticas, o avião comprado em seu primeiro mandato ajudou o Brasil a fortalecer a política externa porque possibilitou mais viagens internacionais. "Acho que o Brasil precisa de um avião melhor. Se vai comprar agora ou não, acho que é uma coisa que a Dilma vai decidir. Eu não teria nenhum problema em comprar".

Lula também afirmou que vai sugerir para Dilma uma nova legislação para o marco de telecomunicações do Brasil e que sua sucessora terá o desafio de representar as mulheres no poder. "Vou sair consciente de que cumpri o meu dever, de que fizemos muitas coisas e ainda temos muitas a fazer, mas consciente de que o Brasil melhorou muito nesses últimos oito anos".

 

Agência Brasil

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Dupla é presa em flagrante ao tentar assaltar posto de combustíveis em Bayeux

caminhao tombamento catingueira

Caminhão sai da pista e tomba na BR-361, no Sertão da Paraíba

plastic premium

Cirurgias reparadoras pós-bariátrica: para quem são indicadas e quais as mais comuns

Chuva-e-transito-Epitacio-Pessoa_120613NalvaFigueiredo-02-scaled

Inmet emite alerta de acumulado de chuvas para João Pessoa e outros 24 municípios paraibanos

padre-egidio

Audiência de instrução do caso Padre Zé é adiada mais uma vez

12-07-2024-contrato-canva1

MPPB ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito, seu filho e três servidores públicos

WhatsApp Image 2024-07-12 at 12.25.35

Mônica Sousa, a inspiração da Turma da Mônica, estreia no Imagineland 2024 em João Pessoa no dia 28

Os Três Porquinhos (2)

Arretado Produções lança Projeto “Aqui e Ali tem Teatro” em parceria com o Colégio Interactivo

shutterstock_388657213

Em um ano, MPPB atuou em 7,8 mil processos para proteger crianças e adolescentes

Brasil-Paraiba-Joao-Pessoa-Praia-de-Tambau-2

Praias da Grande João Pessoa estão próprias para banho durante fim de semana