Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lula indica presidente da Fundação Sarney ao TRE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente da Fundação José Sarney, o advogado José Carlos Sousa Silva, foi anunciado como o mais novo titular do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão, em escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sousa Silva também advoga para o grupo Mirante de comunicação, que controla rádios, televisão e o jornal de propriedade da família Sarney.

Seu nome, anunciado anteontem, foi escolhido entre três indicados ao gabinete da Presidência da República pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. A decisão de Lula foi publicada no "Diário Oficial da União" da última quarta-feira.

Concorriam ao cargo Guilherme Zagalo, vice-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e Magno Morais, que foi secretário-adjunto no governo de José Reinaldo Tavares. Ambos são militantes dos direitos humanos.

O novo jurista do TRE-MA fica no cargo por dois anos, podendo ser reconduzido para outro biênio. O pagamento é de R$ 663,33 por seção. Por mês, são cerca de oito seções, número que pode dobrar em período eleitoral, segundo o tribunal.

Sousa Silva, 64, afirmou que sua ligação com a família Sarney não tem nenhuma influência sobre a nomeação. "Fui jurista do mesmo tribunal na época do presidente Figueiredo [1979-1985] e nos últimos dois anos estive como suplente. Não tem nada disso [indicação de Sarney]", afirmou.

A Folha procurou o gabinete do senador José Sarney (PMDB-AP), que disse por meio da assessoria que não comentaria a decisão.

O candidato derrotado Guilherme Zagalo, que disse ter entrado na disputa justamente para evitar uma nomeação dirigida, criticou o processo. "Pode ser aperfeiçoado [a forma de escolha] e não condiz com a importância do cargo de juiz eleitoral, ainda que temporário. Pode haver direcionamento sim", afirmou.

O advogado escolhido disse que seu mandato na fundação termina em novembro. Na última terça-feira, o próprio Sarney confirmou a iminente extinção da instituição por falta de apoio financeiro após denúncias de desvio de verba.

Há na Assembleia do Estado, porém, um grupo pró-Sarney que trabalha por um projeto que manteria a fundação ativa, mantida com verba pública.

O deputado Francisco Gomes (DEM), líder do governo Roseana Sarney na Casa, declarou em plenário sua intenção de manter o projeto vivo. "Meu foco são as crianças que eram atendidas, a parte social. Sempre militei pelas pessoas daquele bairro", disse.

Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP