Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lula diz que racha no PT nos Estados não pode prejudicar candidatura de Dilma

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Ao participar neste domingo das eleições internas do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não se ilude mais quanto a resolver possíveis rachas estaduais para a disputa eleitoral de 2010. Segundo o presidente, nas últimas eleições, as questões locais prevaleceram sobre o projeto nacional porque "cada um olha para o seu umbigo".

O presidente assumiu a pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa) à sucessão presidencial como oficial e afirmou que vai trabalhar para evitar que ela saia prejudica com eventuais problemas regionais.

"Eu não tenho mais ilusão quando se trata de disputas locais, por mais que a gente oriente as pessoas de que deve prevalecer é o projeto nacional, normalmente, o que tem acontecido é que cada um olha para o seu umbigo e prevalece as questões dos Estados. O que é importante é que se houver divergências dentro da base aliada nos Estados, isso não seja impeditivo para a ministra Dilma", disse.

Nos bastidores, o presidente tenta evitar o lançamento de outra candidatura além da de Dilma. O governo tem demonstrado preocupações com a pré-candidatura deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Para o presidente, o nome majoritário do PT não deve fazer campanha para dois candidatos em palanques estaduais. Os petistas também enfrentam problemas com setores do PMDB em alguns Estados para selar a aliança –caso da Bahia, onde o ministro peemedebista Geddel Vieira (Integração) quer disputar o governo contra o petista Jaques Wagner, atual governador.

"É sempre difícil você imaginar que uma candidata vai num município fazer campanha em dois palanques diferentes. É sempre complicado, parece fácil colocar no papel, muito simples teorizar, mas na prática você não tem como fazer dois discursos pedindo voto para dois candidatos diferentes. Eu penso que as pessoas podem apoiar", afirmou.

Defensor da candidatura do ex-senador e ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra para comandar o PT nos próximos dois anos, o presidente Lula disse que o PT aprendeu com os erros, como no caso do mensalão.

"Muito maior, o PT está hoje muito maior, muito mais consolidado, mais calejado, muito mais senhor da situação. Não existe na história da humanidade, na história política do mundo, um partido que estando no poder não tenha cometido erros. Isso aconteceu no mundo inteiro e aconteceu no PT. O que nós precisamos é ter clareza que os erros cometidos devem servir de ensinamentos para que a gente não erre outra vez.

Na avaliação do presidente, o grande número de petistas disputando a presidência do partido mostra que o PT é democrático. Ao chegar para a votação, o presidente ainda brincou dizendo que o reduzido número de correligionários na sede do Diretório Nacional mostrava que o dia seria tranquilo. O presidente votou acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, de Dilma, do chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, e do atual presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP).

"Penso que a eleição no PT é sempre um momento de fortalecimento do partido. Acho que o fato de nós termos muitas chapas disputando, muitos candidatos a presidente, ao invés de ser o que alguns chamam de divisão do partido na verdade é uma demonstração da riqueza, da pluralidade do partido. Eu penso que a hora que terminar as eleições, o partido vai ter uma nova direção que coordenar a campanha que vai coordenar os trabalhos da companheira Dilma Rousseff", disse.

O presidente disse que, independente de quem saia vitorioso, o partido chega fortalecido ao pleito. "O PT esta hoje muito mais calejado, muito mais senhor da situação gerencial de uma cidade, de um Estado, de um país e, portanto, o PT chega nas eleições muito fortalecido", disse.

 


Folha Online

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”