Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Luiz Couto vai propor devolução do projeto Ficha Limpa à Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Luiz Couto (PT) adiantou hoje que vai apresentar um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP) solicitando a devolução do projeto "Ficha Limpa". Segundo ele, a emenda de redação apresentada pelo senador Francisco Dorneles (PP-RJ) alterou o mérito do texto original, livrando muitos políticos da rejeição de suas candidaturas. No texto da Lei da Ficha Limpa, dos nove incisos, quatro usavam a expressão "os que forem", quatro "os que tenham sido"; e um não usou essas expressões. Francisco Dornelles (PP-RJ) uniformizou a redação em todos eles, utilizando apenas a expressão "os que forem", o que, para ele, não afetou o conteúdo da lei.

– O projeto foi modificado no Senado com uma chamada emenda de redação, que para nós é emenda de mérito e vamos dar entrada em requerimento ao presidente da Câmara para que ele peça o texto ao presidente do Senado e possamos manter o texto que torna inelegíveis aqueles que tenham sido condenados.

Couto também comentou as denúncias de contratações de duas servidoras "fantasmas" no gabinete do senador Efraim Morais (DEM) e defendeu a atuação da Polícia Federal no caso:

– É preciso que as denúncias sejam investigadas e não pela Polícia Judiciária. É preciso que a Polícia Federal entre na investigação porque são recursos públicos. Não interessa de que partido é. Se é denunciado, é preciso investigar. Caberá à Justiça condenar ou absolver.

Quem manda – A crise do PT também foi comentada pelo deputado, que afirmou pertencer atualmente ao governador José Maranhão (PMDB) o poder de decisão sobre o PT. Ele citou o caso em que o secretário de Organização do partido, Josenildo Feitosa advertiu o sobrinho de Maranhão, Benjamin, a não se intrometer em assuntos do PT e a consequente ameaça de Benjamin, que teria admitido pedir a demissão de Feitosa do cargo que ocupa na administração estadual.

Em suas críticas, Couto lembrou a exclusão que seu nome, o do ex-deputado Frei Anastácio e até o de Rodrigo Soares sofreram na escolha do vice de Maranhão em 2002:

– De uma hora para outra, apareceu o nome de Luciano Cartaxo, que foi o escolhido. É o PT que tem que indicar o vice. Quem escolheu o vice de Dilma Rousseff? Foi o PMDB. Tem que ser assim. Não se pode deixar que o candidato José Maranhão escolha. É triste aceitar que o partido esteja nessa situação.

As declarações de Luiz Couto foram dadas ao programa Conexão Paraíba, da FM Tambaú.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande