Luiz Couto vai propor devolução do projeto Ficha Limpa à Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Luiz Couto (PT) adiantou hoje que vai apresentar um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP) solicitando a devolução do projeto "Ficha Limpa". Segundo ele, a emenda de redação apresentada pelo senador Francisco Dorneles (PP-RJ) alterou o mérito do texto original, livrando muitos políticos da rejeição de suas candidaturas. No texto da Lei da Ficha Limpa, dos nove incisos, quatro usavam a expressão "os que forem", quatro "os que tenham sido"; e um não usou essas expressões. Francisco Dornelles (PP-RJ) uniformizou a redação em todos eles, utilizando apenas a expressão "os que forem", o que, para ele, não afetou o conteúdo da lei.

– O projeto foi modificado no Senado com uma chamada emenda de redação, que para nós é emenda de mérito e vamos dar entrada em requerimento ao presidente da Câmara para que ele peça o texto ao presidente do Senado e possamos manter o texto que torna inelegíveis aqueles que tenham sido condenados.

Couto também comentou as denúncias de contratações de duas servidoras "fantasmas" no gabinete do senador Efraim Morais (DEM) e defendeu a atuação da Polícia Federal no caso:

– É preciso que as denúncias sejam investigadas e não pela Polícia Judiciária. É preciso que a Polícia Federal entre na investigação porque são recursos públicos. Não interessa de que partido é. Se é denunciado, é preciso investigar. Caberá à Justiça condenar ou absolver.

Quem manda – A crise do PT também foi comentada pelo deputado, que afirmou pertencer atualmente ao governador José Maranhão (PMDB) o poder de decisão sobre o PT. Ele citou o caso em que o secretário de Organização do partido, Josenildo Feitosa advertiu o sobrinho de Maranhão, Benjamin, a não se intrometer em assuntos do PT e a consequente ameaça de Benjamin, que teria admitido pedir a demissão de Feitosa do cargo que ocupa na administração estadual.

Em suas críticas, Couto lembrou a exclusão que seu nome, o do ex-deputado Frei Anastácio e até o de Rodrigo Soares sofreram na escolha do vice de Maranhão em 2002:

– De uma hora para outra, apareceu o nome de Luciano Cartaxo, que foi o escolhido. É o PT que tem que indicar o vice. Quem escolheu o vice de Dilma Rousseff? Foi o PMDB. Tem que ser assim. Não se pode deixar que o candidato José Maranhão escolha. É triste aceitar que o partido esteja nessa situação.

As declarações de Luiz Couto foram dadas ao programa Conexão Paraíba, da FM Tambaú.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla

Fábio Nogueira assume a Presidência do TCE nesta sexta-feira

Anvisa suspende fabricação e comercialização de massa de tapioca por conter creatina

Anteriores

kemerson

Família procura por jovem desaparecido em Campina Grande; desespero aumenta com fake News

WhatsApp_Image_2025-01-12_at_22.07.19

Desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho morre aos 89 anos

academia FOTO Pixabay

Policial militar morre após passar mal em academia em João Pessoa

deslizamento terra ipatinga mg FOTO bombeiros MG

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos

hospital FOTO marcello casal jr agencia brasil

Quebra de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

e65d922c-5493-43c8-ab5a-eb7b5b859141

João Azevêdo lança nesta segunda-feira plano de obras “Paraíba 2025-2026”

54258868013_b3a301c967_c

Novo presidente do TCE convoca gestores e sociedade para pactos pela cidadania e educação 

empregada domestica FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 889 vagas de emprego em nove municípios

conab

Conab define banca para novo concurso; João Pessoa terá locais de prova

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande