Luiz Couto estimula retorno de Frei Anastácio à Assembleia

O presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputado federal Luiz Couto externou em entrevista ao Parlamentopb seu desejo de eleger o atual superintendente do Incra na Paraíba, Frei Anastácio, como deputado estadual nas eleições do ano que vem. A declaração causou surpresa porque Couto e Anastácio já se enfrentaram na disputa pela presidência do PT, em uma campanha marcada por fortes críticas. Agora, eles estão em lados opostos também no que diz respeito à defesa de apoio para o Governo do Estado. Couto está com Ricardo Coutinho enquanto Anastácio prefere José Maranhão:

"A esquerda paraibana precisa ainda ampliar a sua representação no Congresso Nacional e na Assembléia Legislativa. Estas casas precisam recuperar o papel de caixa de ressonância da sociedade de nosso Estado. Por exemplo, não tenho como não manifestar o meu desejo de ver o retorno ao plenário da Assembléia Legislativa do meu companheiro Frei Anastácio, que por dois mandatos honrou a melhor das nossas tradições petistas, nas lutas social e institucional, sendo o porta voz qualificado da luta pela terra e pela Reforma Agrária em nosso Estado. Quando olhamos hoje para a composição da Assembléia Legislativa, e aqui falo sem nenhum demérito aos atuais parlamentares, notamos uma lacuna, uma ausência a ser reparada pelos eleitores paraibanos, elegendo o companheiro Anastácio deputado estadual no próximo pleito”, disse Couto.

O parlamentar se declara candidato a presidir o partido no próximo triênio defendendo sua atual gestão e um projeto político – eleitoral, defragrado em maio último com o lançamento de um manifesto assinado por 413 petistas que defendem mudanças no atual quadro político predominante no Estado: "Nós queremos transformações de cunho administrativo, social e econômico que melhorem a vida do povo paraibano, inspirados no sucesso e nos princípios do Governo Lula. Para capitanear esse processo, esses militantes defendem a necessidade de construir uma aliança que leve à vitória de Ricardo Coutinho, atual prefeito de João Pessoa, para o Governo do Estado, e Luiz Couto para o Senado da República".

Luiz Couto aponta a necessidade de renovar costumes políticos e ampliar a participação popular e da representação do povo nas Casas Legislativas:

“O PT na Paraíba, juntamente com o PSB e com os demais partidos progressistas, tem o desafio de ajudar a eleger a companheira Dilma para dar continuidade às políticas de inclusão social do Governo Lula, mas também de eleger um governador que tenha origem nas lutas do nosso povo, que tenha experiência administrativa, que venha a ser o novo na política de nosso Estado e que esteja comprometido com este projeto nacional. Mas, não podemos descuidar da nossa representação nas Casas Legislativas, haja vista a dificuldade de governabilidade que nos defrontamos em diversos momentos, como é exemplo o Senado da República, por isso pretendo disponibilizar o meu nome e o melhor das minhas energias para conquistar corações e mentes do PT e partidos aliados, buscando a oportunidade para oferecer aos eleitores paraibanos uma alternativa para representar dignamente o nosso Estado no Senado da República. Não esquecendo de lembrar que em 2010 ocorrerá a renovação de 2/3 da representação do Senado, ou seja, são dois votos.

O deputado ressalta que O PT é o único partido no País a realizar eleições diretas para renovação de suas direções, em todos os níveis (nacional, estadual e municipal), além de delegados aos encontros de discussão política.

O ponto alto do Processo de Eleições Diretas (PED) 2009 ocorrerá no dia 22 de novembro, das 9 às 17 horas, quando ocorrerão as eleições para renovação das direções e eleição dos delegados. Em todo o País, quase 1,4 milhão de filiados estão aptos a votar e serem votados. Na Paraíba, são mais de 29,5 mil votantes.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.