De volta aos trabalhos na Câmara Federal, após o recesso parlamentar, o deputado Luiz Couto visitou na segunda-feira (12), o Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, para conhecer de perto o trabalho deste organismo ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), que além de estratégico é fundamental para a segurança alimentar no mundo.
Na oportunidade, o deputado conversou com o diretor e a coordenadora de projetos do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos WFP no Brasil, Daniel Balaban, e Albaneide Peixinho.
“Discutimos estratégias para fortalecer ações que garantam segurança alimentar e nutricional para todos os paraibanos, com um foco especial em combater a fome que ainda atinge 1,53 milhão de pessoas no estado, o que corresponde a 37,4% da população, segundo dados do IBGE de 2023. A luta contra a fome é uma prioridade e compromisso do nosso mandato e do Governo do presidente Lula”, disse o deputado.
O Brasil se destacou mundialmente no combate à fome em 2023, ano em que 14,7 milhões de pessoas saíram da insegurança alimentar severa e voltaram a ter o que comer! E é muito importante contar com o apoio de organizações como o WFP.
“Quando o presidente Lula ganhou as eleições, deixou claro que a sua maior luta é acabar com a fome em nosso país. Isso é Direito Humano, ninguém pode passar fome. Então, o objetivo do governo federal é tirar novamente, o Brasil do Mapa da Fome e para que os brasileiros saibam disso, o governo lançou uma campanha publicitária sobre o tema e afirma que o governo tem compromisso em sanar a fome no Brasil”, afirmou o parlamentar.
O deputado atribui a redução da insegurança alimentar do povo brasileiro, aos programas do governo, especialmente o Bolsa Família.
“È importante destacar que a expansão dos programas sociais, incluindo o Bolsa Família, é com certeza, um fator importante e que ajudou a diminuir os patamares de insegurança alimentar no Brasil. O governo está investindo para reforçar os programas sociais e programas de alimentação, e graças a muito esforço do governo Lula, estamos recuperando a segurança alimentar e vamos sim, tirar o Brasil do Mapa da Fome”, enfatizou Luiz Couto.