O deputado Luiz Couto declarou que recebeu várias denúncias de que o Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (IPEP) tem tratado com insensibilidade e descaso os funcionários que buscam atendimento. Ele denunciou o fato na tribuna da Câmara e solicitou providências.
“Os usuários do IPEP, quando procuram pelo atendimento, são orientados a ligarem para os números 3-18-7063, 3-18-706- e 3-18-7064 para marcarem uma consulta e depois, em data estabelecida pela direção do IPEP e, segundo a conveniência dos médicos, é que o funcionário público estadual será atendido, caso o médico compareça ao atendimento naquele dia estabelecido”, disse.
Segundo Couto, são inúmeras as reclamações encaminhadas por funcionários públicos estaduais. “De acordo com alguns funcionários, no IPEP da capital, estão instalados três telefones para atender todo o Estado da Paraíba. A procura é muito grande e os atendentes não dão conta da imensa demanda provinda de todo o Estado”, disse.
Segundo as informações que chegaram até o deputado, as pessoas são orientadas também a procurarem a assistente social naquela instituição de saúde, e que a mesma informa não ser possível atendê-las naquele momento, já que não há vagas em aberto.
Ele disse que a insatisfação com a forma de marcação de consulta atinge todos os funcionários públicos, já que o numero de atendentes é insuficiente. A falta de estrutura no prédio, segundo Couto, também é uma das causas de reclamação, tanto pelos usuários, como pelos profissionais do IPEP. “Esses fatos mostram o descaso com os funcionários públicos e com a saúde do Estado. Onde está a prioridade à saúde, que o Governo do Estado da Paraíba afirma ter, em propaganda alardeada nos veículos de comunicação locais?”, indaga o parlamentar.