Em pronunciamento, nesta terça-feira, 5, no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado Luiz Couto (PT-PB) chamou a atenção para a contínua existência do tráfico de pessoas no Brasil. Ele destacou a necessidade de uma abordagem mais severa por parte do poder público. O parlamentar trouxe à tona recentes acontecimentos, como a prisão de um português no interior de São Paulo em uma operação da Polícia Federal contra o tráfico internacional de bebês.
“O tráfico de pessoas é um problema global e crescente, mobilizando diversos órgãos internacionais. Segundo a ONU, 85% da bilionária indústria de tráfico de pessoas está relacionada à exploração sexual. O avanço tecnológico e a clandestinidade das atividades dificultam o combate a essa ‘indústria’, tornando a medição de sua real proporção uma tarefa quase impossível”, enfatizou o parlamentar.
Luiz Couto convocou o parlamento a adotar medidas efetivas contra o tráfico de pessoas. O deputado informou ter apresentado o Projeto de Lei 5823/2023, que resgata propostas da CPI do Tráfico de Pessoas, instalada em 2012. “Essas propostas, anteriormente rejeitadas pelo Senado, necessitam serem reanalisadas visando endurecer o combate a essa prática no Brasil”, disse.
Além do projeto de lei, o Deputado Luiz Couto enviou uma proposta ao Ministro da SECOM, Paulo Pimenta, sugerindo a criação constante de campanhas de âmbito nacional e longa duração em rádios e televisões. “Essas campanhas teriam como objetivo disseminar informações sobre o combate ao tráfico de pessoas, suas consequências e a realidade das vítimas. O tráfico humano, conhecido como escravidão moderna, é um problema relevante, porém, pouco discutido na mídia, tornando grande parte da população vulnerável”, completou Couto.