Luiz Couto alerta para necessidade de reduzir juros para o crescimento do Brasil

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em sessão realizada na quarta-feira (2), o deputado Luiz Couto (PT-PB) fez um discurso enfático no plenário da Câmara dos Deputados, alertando para as consequências negativas da persistência na manutenção dos juros altos pelo Banco Central e pedindo providências para promover a redução da taxa Selic.

O deputado iniciou sua fala destacando que a sabedoria popular nos ensina que persistir no erro é mais prejudicial do que errar em si. Ele ressaltou que o Brasil enfrenta uma situação delicada; que embora os índices econômicos indiquem um cenário favorável para o crescimento, o setor empresarial clama por condições mais favoráveis para investir e a população almeja facilidades de crédito, mas que o Banco Central tem se mantido “intransigente”, mantendo os juros básicos da economia elevados.

Segundo o deputado, a postura do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem sido pautada mais por ideologias do que pela análise cuidadosa dos movimentos econômicos. “A taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano, é vista como um entrave ao desenvolvimento do país, beneficiando apenas os banqueiros bilionários, enquanto o restante da população sofre com o aumento da inadimplência, dificuldades no acesso ao crédito e o enfraquecimento das empresas”, disse ele.

Citando uma matéria da revista Carta Capital intitulada “Sabotagem explícita,” o deputado Luiz Couto denunciou a postura ideológica do presidente do Banco Central, que estaria agindo para minar os esforços do governo em promover o desenvolvimento econômico. Ele também criticou a independência irrestrita do Banco Central, aprovada em 2021, afirmando que é essencial haver coordenação entre a política monetária e a política econômica.

Ele afirmou que a insistência no erro é um desfavor ao povo brasileiro e reforçou o apoio ao Governo do Presidente Lula às medidas que visam melhorar o emprego, aumentar a renda da população e recuperar a credibilidade do país. “O atraso em iniciar a redução dos juros pode trazer consequências drásticas, como mais desemprego, queda de arrecadação e piora da atividade econômica. Mas parece ser exatamente esse o desejo do presidente do Banco Central e do pequeno grupo de economistas afinados com o bolsonarismo. Querem impedir o sucesso das medidas econômicas do atual governo por revanchismo e desprezo pelos brasileiros mais pobres”, desabafou Couto.

Couto concluiu seu discurso enfatizando a necessidade de que a taxa de juros seja reduzida o quanto antes, destacando que a diminuição das taxas é fundamental para impulsionar a atividade econômica, fortalecer a indústria, ampliar o acesso ao crédito para empresários e produtores rurais e alavancar o PIB brasileiro.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

ramoncosta

Cantor ridiculariza Coxixola e recebe repúdio da prefeitura e da Famup

Trauma de João Pessoa, jpeg

Acidente com caminhão de coleta de lixo deixa motorista ferido em Conde

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 620 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

siria FOTO Pixabay

Após 13 anos de guerra civil, rebeldes derrubam regime de Bashar al-Assad na Síria

Marielle Franco

Caso Marielle: Ministério Público recorre para aumentar penas de Ronnie e Élcio

igreja FOTO Pixabay

Campina Grande celebra padroeira Nossa Senhora da Conceição com missas e procissão

iemanja-praça-joao-pessoa-imagem-restaurada

Festa de Iemanjá acontece neste domingo em João Pessoa, na Praia de Tambaú

estrada FOTO Pixabay

Motociclista morre em queda de moto próximo ao acesso ao aeroporto, em Bayeux

bicicleta FOTO Pixabay

Ciclista morre atropelado por carro na BR-230, em Sousa

mega sena FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Paraíba tem 28 apostas ganhadoras na Mega-Sena desse sábado