Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lucas Santino confirma denúncias contra Leto Viana em depoimento na Câmara de Cabedelo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Cabedelo, Lucas Santino, esteve na tarde desta quarta-feira (26) na Câmara Municipal de Cabedelo, onde prestou depoimento à Comissão Processante que trata do impeachment do prefeito afastado Leto Viana. Em seu depoimento, Lucas confirmou todo o esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal e o Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Gaeco, na Operação Xeque-Mate, envolvendo políticos e servidores municipais.

Ele ratificou todas as declarações e denúncias feitas à Polícia Federal.

Lucas Santino disse que o prefeito afastado Leto Viana sabia de toda a transação, sendo, inclusive, beneficiário de todo o esquema, que começou com a renúncia do então prefeito Luceninha.

Ele confirmou a compra do mandato e que contou, inclusive, com a participação, de forma direta, do então vice-prefeito da época Leto Viana.

“Nas divisões do pagamento dos cargos teve a participação de forma direta do vice-prefeito na época, Leto Viana”, afirmou.

Citou a ligação do empresário Roberto Santiago no esquema e a participação do radialista Fabiano Gomes , embora, durante a reunião, tenha se recusado a responder mais questões envolvendo Fabiano.

Disse que testemunhou vários pagamentos feitos a vereadores que participavam do esquema. Muitos pagamentos, inclusive, foram feitos tanto por ele quanto pelo prefeito afastado Leto Viana.

Segundo Lucas Santino, Leto tinha a prática habitual de bancar a parte da campanha de alguns candidatos e que quem conseguia se eleger, nomeava pessoas indicadas por Leto, que dessa forma recebia de volta o valor investido na campanha.

Disse que por meio das cartas-renúncia, Leto Viana coagia os vereadores a aprovar os projetos que ele queria.

O ex-presidente da Câmara confirmou a existência de servidores fantasmas na prefeitura de Cabedelo, todos nomeados por Leto. Disse que Leto Viana nomeava pessoas que não iam trabalhar e que o gestor ficava com uma parte do dinheiro, do salário, desses servidores. Alguns servidores, inclusive, só eram beneficiados apenas com o pagamento da contribuição da previdência, uma vez que alguns estavam interessados apenas em contribuir para a previdência, pensando na aposentadoria.

Shopping
Em seu depoimento disse que Leto Viana participou de forma direta para impedir a construção do shopping Intermares e que pagou a vereadores para impedir a instalação do empreendimento.

Lucas Santino é considerado a testemunha mais importante do processo, uma vez que ele foi o pivô da deflagração da Operação Xeque-Mate, a partir de sua delação premiada.

A população de Cabedelo lotou a Câmara Municipal para acompanhar o depoimento, que foi aberto ao público por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lucas Santino foi ouvido hoje na condição de declarante e não de testemunha, para tentar preservar a delação premiada que fez, segundo informou o advogado Alexandre Soares de Melo, representante do PSOL.

O impeachment do prefeito afastado Leto Viana foi proposto por Marcos Patrício, presidente do PSOL em Cabedelo, que ingressou em maio com o processo na Câmara de Cabedelo. Marcos Patrício participou da oitiva realizada hoje como denunciante.

Depoimento adiado
A oitiva de Lueldo Santino da Silva, irmão de Lucas Santino, que aconteceria hoje, foi adiada para a próxima segunda-feira (1º de outubro), às 14h. O adiamento, segundo o vereador Evilásio Cavalcanti, presidente da Comissão Processante, ocorre por conta da exoneração do corpo técnico da comissão, ocorrida ontem (25). O detalhe é que Lueldo já se encontrava na Câmara e, apesar dos protestos do denunciante, Marcos Patrício, o depoimento de Lueldo foi adiado.

O depoimento do vereador afastado Júnior Datele, que também estava previsto para ocorrer hoje, não aconteceu, uma vez que, como não foi localizado, ele não foi notificado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa