Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lixão de Campina Grande é desativado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Lixão de Campina Grande foi desativado. A solenidade de lacre da área aconteceu na manhã desta quinta-feira, 5, sendo presidida pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo. Segundo ele, a cidade finalmente “virou uma página que deve para sempre ser esquecida”, pois o Lixão, instalado desde 1992 na Alça Sudoeste, gerou inúmeros problemas ambientais e sociais.

Em seu discurso, o prefeito Veneziano destacou que este foi mais um compromisso assumido e cumprido pela sua administração. “Trata-se de mais uma ação que teve quase vinte anos de espera, além de ser atendida a legislação em vigor. Na verdade, estamos cumprindo o que determina o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, sancionado pelo ex-presidente Lula, que determina a todos os municípios brasileiros fechar seus lixões até 2013”.

Ele também esclareceu que a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê a formalização de consórcios para a destinação dos resíduos coletados nas cidades a um Aterro Sanitário, sendo esta a solução imediata dada pela PMCG ao destino dos resíduos coletados em Campina.

“É justamente isso o que estamos fazendo com Puxinanã, que recebeu um investimento privado, atendendo a todas as exigências. A exemplo de Campina Grande, outros municípios próximos também deverão participar do consórcio, para atender ao que determina esta legislação”, esclareceu.

O prefeito garantiu que as 170 pessoas que trabalhavam no antigo Lixão vão receber da PMCG cestas básicas e uma ajuda financeira para o pagamento de despesas familiares. Estas pessoas também passarão por um processo de capacitação e de qualificação profissional para que possam exercer atividades de trabalho que lhes garantirão melhores condições de vida.

Outros pronunciamentos – Antes do prefeito, fez um discurso o secretário de Obras, Alex Azevedo. Ele explicou as vantagens da desativação do Lixão e que a cidade passará a ganhar coleta seletiva, além da melhoria das condições de vida dos antigos catadores que trabalhavam na área, pois foram cadastrados e serão qualificados profissionalmente visando o exercício de outras ocupações de trabalho ou de ações com base no cooperativismo.

Quem também se pronunciou foi o deputado federal Manoel Júnior. Ele confirmou que, em nível nacional, existe um processo de extinção dos lixões e Campina Grande não pode ficar distante desta nova realidade. Segundo ele, o velho Lixão “manchava” a entrada da cidade. Por isso, parabenizou o prefeito Veneziano Vital pela decisão de tomar esta iniciativa, reclamada pela população campinense há duas décadas.

Presenças – Também estiveram presentes, entre outras autoridades, os secretários Ivaldo Moraes (Chefe de Gabinete), Fábio Almeida (SOSUR), Constantino Soares (Administração), Tatiana Medeiros (Saúde) e Robson Dutra (SEMAS); vereadores Cassiano Pascoal, Laelson Patrício e Rodolfo Rodrigues; superintendente estadual da FUNASA, Ana Cláudia Vital do Rêgo; deputado estadual Guilherme Almeida, além de outras lideranças.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

sergiolive

Queiroz prolonga mistério sobre postura do NOVO, mas elogia Bolsonaro: “Fui muito honrado”

autozelia (1)

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

optuismo (1)

Operação integrada combate transporte turístico irregular na Paraíba

Nilvan hoje 10

Pesquisa mostra liderança de Nilvan Ferreira em Santa Rita

joaonorqadio

Paraíba terá concurso para policial penal e edital sai ainda este ano

Sérgio Queiroz, hoje

Sérgio Queiroz promete se pronunciar hoje sobre “acontecimentos” da visita de Bolsonaro

Mayara Rocha, paraibana

Mayara Rocha é bicampeã do Brasileiro de Powerlifting Equipado e quebra recordes

Viatura da PM de Tocantins

Policial militar paraibano é baleado em bar em Palmas e outro PM suspeito de atirar se entrega

Energisa PB

Energisa tem mais de 40 vagas de emprego abertas na Paraíba

Dinheiro no caixa

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril