Livro sobre resistência à transposição na PB é lançado em Campina Grande

“A resistência à transposição do rio São Francisco na Paraíba: histórias de luta em defesa da terra, das águas e dos povos do Nordeste”. Esse é o título do livro que será lançado logo mais, a partir das 19h, quando terá início o Encontro de Atingidos e Atingidas pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco, em Campina Grande. A publicação, apoiada pela Frente Paraibana em Defesa da Terra, das Águas e dos Povos do Nordeste, é organizada por Ana Célia Silva Menezes e Flávio Rocha e conta com artigos de José Comblin, José Jonas da Costa, Gilson Alves, José Etham Barbosa e Alder Júlio Freire Calado.

Ainda na programação de abertura do Encontro, que contará com mais de cem pessoas vindas dos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, haverá o lançamento de um vídeo feito sobre os atingidos pela transposição do Velho Chico e homenagens ao pesquisador João Suassuna, da Fundação Joaquim Nabuco (PE) e ao bispo dom Luiz Cappio, que ganhou notoriedade ao encampar uma greve de fome em protesto à transposição. O bisco não poderá participar do Encontro, mas enviará representante para receber a homenagem.

O Encontro de Atingidos e Atingidas pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco prossegue amanhã e sábado. Nesta sexta-feira os participantes do evento farão um Ato Público junino no Parque do Povo. O Encontro de Atingidos/as pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco é uma realização da Frente Paraibana em Defesa da Terra, das Águas e dos Povos do Nordeste; da Frente Cearense por uma Nova Cultura da Água e Contra a Transposição do Rio São Francisco; e da Ação Popular pela Revitalização do São Francisco. O evento também conta com o apoio da ASW e da Misereor. Mais informações pelos telefones (83) 8882-9888 (83) 9958-5398 (83) 8819-8780 (83) 8801-1164.

PROGRAMAÇÃO do Encontro dos Atingidos pela Transposição do Rio São Francisco

DIA 17 [Quinta-feira]
19h  – Abertura oficial
19h40  – Lançamento de vídeo
20h  – Lançamento de livros
20h30  – Entrega dos prêmios aos Amigos(as) da Águas
21h30  – Encerramento

DIA 18 [Sexta-feira]
08h – Quadro de realidade
10h – Painel dos grupos atingidos pela transposição do São Francisco
12h – Almoço
14h – Painel dos atingidos por outros projetos
15h – Aprofundamento do contexto da Transposição (Análise de conjuntura)
16h30 – Preparação para o Ato Público
17h – Saída para o Ato Público no Parque do Povo

DIA 19 [Sábado]
08h – Construção de um Plano de Ação (Atividade nos grupos por área)
10h – Plenária/Encaminhamentos
13h30 – Almoço
15h – Encerramento

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.