Livro de paraibano fundamenta reportagem da Folha de SP contra fake news

O livro “Transposição do Rio São Francisco: os bastidores da maior obra hídrica da América Latina”, de autoria do professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Francisco Jácome Sarmento, lançado ano passado na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, serviu como uma das principais fontes para extensa matéria publicada no âmbito do “Projeto Comprova”, encabeçado pela Folha de São Paulo.

Conforme descrito pela Folha, o “Projeto Comprova” verifica conteúdos duvidosos sobre políticas públicas do Governo Federal que tenham grande potencial de viralização na internet”. Sendo assim, utilizando os relatos contidos na obra do professor Sarmento, integrante da coordenação do Projeto da Transposição por 14 anos, o “Comprova” concluiu que postagens realizadas por seguidores do Presidente Jair Bolsonaro, envolvendo suposto empenho do Governo Federal em “por a transposição para funcionar”, não passa de fake news.

Todos os problemas apontados pelo professor Sarmento em seu livro, lançado quando Temer ainda estava no poder, continuam atuais e o projeto da Transposição segue em funcionamento precário, sendo ainda uma obra inconclusa.

A matéria publicada pela Folha de São Paulo na noite dessa segunda-feira (09) pode ser conferida no link abaixo clicando aqui:

 

Comentários