Licitação para metrô de superfície de JP será realizada na quarta-feira

A licitação, que irá definir qual empresa irá fazer o diagnóstico do melhor transporte a ser instalado na região metropolitana de João Pessoa, será realizado na próxima quarta-feira (3). A Tomada de Preços será realizada na Comissão Permanente de Licitação (CPL) do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER/PB), a partir das 15h.

Entre os transportes que estão sendo estudados para implantação na região metropolitana de João Pessoa estão o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – o metrô de superfície – e Veículo Leve sobre Pneus (VLP ou BRT) – ônibus bi-articulados com capacidade para 240 pessoas.

Onze empresas se mostraram interessadas no edital: a ATT Engenharia, Vetex Engenharia, ADDAX Engenharia, Extrema, Setepla, Maia e Melo Engenharia, Tecpran, Oficina Engenharia e Consultores, Técnico em Transporte e Consultoria, Vertran, a Engenharia de Tráfico e Transporte e Projetos, Consultoria e Engenharia Ltda.

Todas as empresas devem apresentar na quarta-feira a comprovação de sua habilitação para a participação da Tomada de Preço e uma proposta técnica e de preço para ser avaliada. O valor da obra está estimado em R$ 449 mil e o capital social mínimo da empresa participante deve ser de R$ 44,9 mil. 

A contratação será para a realização de serviços técnicos de engenharia tendo como objetivo a concepção de estudos conceituais para a requalificação do sistema de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de João Pessoa.

O estudo irá levantar quais são os corredores – o que existe em termos de infraestrutura viária – das cidades, que poderão participar da identificação de canais de coleta, recebimento e deslocamento de passageiros. Após esse passo, deverá ser apontado, também, onde está o passageiro, de onde se desloca e para aonde vai.

O estudo também fará um levantamento do que é necessário para a integração do ramal ferroviário que liga Cabedelo à Santa Rita. A empresa que ganhar a licitação deverá fazer a delimitação da área da região metropolitana de João Pessoa, a elaboração do diagnóstico do sistema de transporte público, diagnóstico do sistema ferroviário, identificação do conjunto de linhas, do nível de demanda estimada nos horários de pico e principais problemas do sistema do transporte coletivo, entre outros pontos.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.