Licitação da Lagoa acontece hoje à tarde

As obras do projeto de revitalização do Parque Solon de Lucena, cuja primeira etapa está orçada em R$ 20 milhões, devem ser iniciadas no próximo mês. A licitação acontece hoje, a partir das 15h, na Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan). As empresas interessadas em participar vão apresentar documentação, e o setor de Licitação da Seplan tem 30 dias para analisar as propostas. Entre as ações previstas, o desassoreamento poderá ser uma das primeiras execuções, o que garantirá maior capacidade de armazenamento de água da Lagoa, evitando o alagamento do anel interno do Parque. Iniciadas as obras, a previsão para conclusão da primeira fase é de 10 meses. 
 
O secretário de Planejamento de João Pessoa, Rômulo Polari, destacou que o desassoreamento está previsto no projeto, mas não sabe se já neste inverno será possível garantir este serviço. “Essa será uma solução que vai melhorar muito a captação de água, aumentando a capacidade. Mas, temos que esperar a conclusão do processo de licitação, ver a empresa que vai ganhar para discutir a logística de execução”, ressaltou. 
 
Com o projeto concretizado, a promessa da Prefeitura de João Pessoa é de solucionar, de forma definitiva, o problema de transbordamento da Lagoa quando chove e o alagamento da área que a circunda. O secretário destacou que será eliminado também o mau cheiro resultante da poluição. 
 
Em relação às obras, o trabalho será realizado em três etapas, sendo a primeira a interdição dos canais de escoamento de água, que têm sido utilizados para desviar esgoto para a Lagoa. Em seguida, será feito o desassoreamento e a construção de paredes de contenção reforçadas, além de um novo túnel para escoamento da água pluvial, que vai desaguar no Rio Sanhauá. 
 
A segunda etapa, segundo o secretário, é a revitalização do parque. “Estamos concluindo o projeto para apresentar à sociedade em audiências públicas. Se for o caso, receber sugestões. Vamos mudar a visão da área, devolvendo o patrimônio à sociedade como um parque de verdade, com ciclovias, espaço para manifestações artísticas, culturais, esportivas e caminhadas”, prometeu Polari.
 
 
 
Correio da Paraíba

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.