Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Leonardo Gadelha pede apoio para projeto de irrigação em município da Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Brasilia – O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) esteve em uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O objetivo foi solicitar apoio para demandas importantes no município de Sousa, interior da Paraíba, e região.

Tendo em vista que o sertão paraibano sofre todos os anos com escassez da água, o parlamentar tratou este tema com o ministro como um dos primeiros. Leonardo Gadelha solicitou apoio para a reformulação da irrigação em São Gonçalo. “Nós sabemos que essa é uma pauta antiga, mas que se reforça agora com a chegada das águas do Rio São Francisco. Obviamente, esse sistema de inundação, que é um sistema que está em desacordo com a época, precisa ser atualizado, e pode ser adaptado para a atual realidade da região. A partir disso, inúmeras famílias vão ser beneficiadas”, afirmou.

Com objetivo de proporcionar mais tranquilidade aos moradores de São Gonçalo, que são popularmente conhecidos na região como ‘colonos’, porque habitam em lotes demarcados pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), O deputado também tratou com o ministro sobre a possibilidade do Governo Federal repassar a titularidade das terras em caráter definitivo para essas pessoas que já habitam nestes espaços há anos. “Segundo me foi informado pela assessoria do Ministério do Desenvolvimento Regional, já está ‘no forno’ um texto de um projeto de lei, de autoria do governo, que concede a titularidade das terras para todos aqueles que ocupam os perímetros irrigados no DNOCS espalhados por todo o Nordeste. Será um benefício não só para São Gonçalo, mas para outras regiões”, disse o deputado.

Outro tema tratado foi com relação as várzeas de Sousa. O deputado afirma que recebeu uma comissão de representantes do Projeto de Irrigação Várzea de Sousa (Pivas), sobre pleitos essenciais com objetivo de modernizar o sistema de tubulações. Segundo Leonardo, o Ministro se comprometeu em realizar um estudo.

Leonardo Gadelha falou ainda sobre o projeto de águas do Rio São Francisco na região. “Perguntamos ao ministro sobre o prazo para a chegada dessas águas e ele respondeu que entre agosto e setembro. É legítimo imaginar que a gente vá se ‘banhar’ com as águas do Rio São Francisco ainda em 2021”, afirmou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-07-28-at-14.52.06-1

Ministério Publico arquiva denúncia de crime ambiental contra Engenho Triunfo

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas