Leonardo Gadelha defende Base Naval na Paraíba

O deputado estadual Leonardo Gadelha disse em entrevista na manhã de hoje que pretende lutar pela construção de uma Base Naval em território paraibano. O parlamentar comentou que o país conta com apenas uma Base, localizada no Rio de Janeiro, e já se faz necessária uma outra.

Leonardo lembrou que a tragédia com o voo AF447, da Air France, deixou clara a necessidade de uma nova Base no Brasil. “O próprio ministro Nelson Jobim afirmou ser necessária uma nova Base no Norte do país”. O parlamentar acredita que a Paraíba pode sair na frente e reivindicar a instalação no estado.

“É essa necessidade de uma Base Naval na região Norte/Nordeste que me faz crer que podemos lutar para a Paraíba seja escolhida. Temos uma posição geográfica privilegiada, próximos da África e da Europa; nossas águas são plácidas, favoráveis a um equipamento da natureza de uma Base Naval; por terra estamos no centro entre Fortaleza e Salvador, entre o Oiapoque e o Chuí”.

Outro fator considerado por Leonardo Gadelha é a necessidade de atrair para a Paraíba uma obra de grande porte e com possibilidade de gerar desenvolvimento para o estado. “Acabamos por perder espaço no processo de desenvolvimento do Nordeste nos últimos anos. Pernambuco recebeu uma refinaria e tem um dos portos mais modernos do país. O Rio Grande do Norte terá em breve o maior terminal aéreo de cargas do Brasil e os estados do Maranhão e do Ceará receberão siderúrgicas. A Paraíba precisa ser contemplada também nesse processo”.

Para Gadelha, a Base Naval traria benefícios desde a construção até o efetivo funcionamento. “Já na fase de construção iríamos movimentar o setor de serviços, geraríamos emprego e renda. Com a Base em funcionamento teríamos a dinâmica natural de um equipamento que contará com investimentos vultosos gerando riquezas para o estado. A simples movimentação de navios já traria resultados significativos”.

Um dos pontos-chave nessa luta é o engajamento da população. Leonardo disse esperar o apoio da sociedade para que a luta tome corpo e possa chegar com mais rapidez e respaldo em Brasília. “Os paraibanos precisam conhecer a ideia e entender a importância da nossa reivindicação. A partir daí tenho certeza que essa será uma bandeira como a da luta pelo porto de Cabedelo ou pela Transposição, que nasce quase que como uma utopia, mas com a união de forças se torna realidade”.

Leonardo adiantou que já discutiu a ideia com o deputado federal Marcondes Gadelha, de quem recebeu apoio. “O deputado Marcondes Gadelha foi há até pouco tempo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e disse saber da necessidade de uma nova Base Naval para o país. Ele já assumiu a condição de interlocutor da Paraíba em mais esse desafio”.

Ainda não há sequer projeto para a instalação dessa nova Base, “também por isso acredito que a Paraíba precisa se fazer ouvir agora. Conseguindo levar adiante esse movimento poderemos sim sensibilizar o ministro da Defesa o presidente da República para que seja instalada na Paraíba a nova Base Naval brasileira”. Leonardo faz questão de salientar que vivemos um momento de conjunção de fatores que pode ser determinante nessa batalha. “Não podemos perder tempo e espero contar com todos os setores da sociedade nessa luta que, tenho fé, será vitoriosa”.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.