Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lei da Ficha Limpa no âmbito do município é aprovada na Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

João Pessoa agora também tem sua Lei da Ficha Limpa, aprovada pela Câmara Municipal da Capital (CMJP) na última sessão deliberativa do ano na Casa, realizada na última quarta-feira, 22. O autor da nova lei é o vereador Tavinho Santos (PTB), que também teve outros quatro projetos aprovados no plenário do Legislativo municipal.
 
A Lei da Ficha Limpa no âmbito do município de João Pessoa, que agora vai à sanção do prefeito Luciano Agra (PSB), teve seu projeto apresentado por Tavinho na primeira semana de agosto, quando do início do segundo período legislativo de 2010 na Casa. Ela define critérios para a nomeação e exercício dos cargos de secretário e de secretário adjunto na administração municipal e de funções de direção nos Poderes Legislativo e Executivo.
 
“O nosso objetivo é estender os preceitos e direcionamentos da Lei da Ficha Limpa votada e aprovada no Congresso Nacional ao exercício de cargos importantes do primeiro escalão da administração pública municipal, visando a proteção da probidade administrativa e da moralidade”, justifica Tavinho Santos.
 
O artigo 1º do projeto especifica: “Fica vedada a nomeação para os cargos de secretário e subsecretários do município, ou equivalente, além dos cargos de direção tanto do Poder Executivo quanto do poder Legislativo, de pessoas que tenham contra si condenação, em decisão transitada em julgado, ou proferida por órgão judicial colegiado, pelo prazo de cinco anos, contados a partir da decisão condenatória”.
 
Estão entre esses crimes: contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regulamenta a falência; contra o meio ambiente e à saúde pública; eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga a de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e praticados por organização criminosa, quadrilha e bando.
 
Outros projetos
 
Além do "Ficha Limpa", outros quatro projetos de Tavinho foram aprovados na CMJP: que dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de placas de identificação grafadas em alfabeto braile nos prédios públicos; o que institui o serviço de prevenção à gravidez precoce; o que dispõe sobre o "Programa Saúde na Rua"; e o que trata sobre "Política Municipal de Saneamento" e o "Fundo Municipal de Saneamento".

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar com patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura