Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Léa propõe criação da Região Metropolitana de Guarabira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A deputada estadual Léa Toscano (PSB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba um Projeto de Lei Complementar (nº 04/2011) que institui a Região Metropolitana de Guarabira, integrada pelos municípios de Alagoinha, Araçagi, Belém, Borborema, Caiçara, Cuitegi, Dona Inês, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Sertãozinho e Serraria. Ao todo serão 18 municípios, segundo o texto do projeto que foi encaminhado ao Departamento de Assistência às Comissões da Assembleia Legislativa, e deve ser apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que tem reunião agenda para a próxima semana. 

O objetivo da propositura é o fortalecimento desses municípios no que se refere à destinação de recursos, projetos, ações e políticas públicas de governo, pois a integração dessas cidades limítrofes facilita a administração de seus problemas comuns, cujas soluções convergem para a cidade pólo. “Pretendemos com este projeto racionalizar as ações comuns aos municípios envolvidos, em áreas como saneamento básico e serviços, e principalmente saúde e educação”, explicou a deputada Léa Toscano.

A população desses municípios é de 131.442 habitantes, e busca em Guarabira o atendimento às suas diversas demandas, sem que haja qualquer racionalização na aplicação dos recursos públicos, tanto municipais, como estaduais e federais. A deputada avalia que com a criação da Região Metropolitana esse problema será reduzido, sobretudo com a celebração de convênios entre o Governo do Estado e os municípios paraibanos. Além disso, ela ressaltou que a integração dessas cidades vai viabilizar um planejamento conjunto.

A criação da Região Metropolitana é prevista na Constituição do Estado, em seu capítulo V, artigo 24 e seguintes. Mas o texto do projeto da deputada condiciona a inclusão de cada um dos municípios à concordância por parte dos respectivos prefeitos. Segundo a proposta, a Região Metropolitana será administrada por um Conselho Administrativo.

Dentre as competências do Conselho Administrativo da Região Metropolitana serão as seguintes: elaborar plano de desenvolvimento integrado, estabelecer política e diretrizes de desenvolvimento, estimular a ação integrada dos agentes públicos envolvidos na execução das funções públicas que envolvem interesses comuns, sobretudo no campo da educação, cultura e saúde, além de elaborar regimento, convocar audiências públicas e fazer deliberações.  

Segundo Léa Toscano, a cidade de Guarabira foi escolhida para ser a cidade pólo por sua localização geográfica privilegiada: dista 5 km de Cuitegi; 3 km de Pilõezinhos; 10 km de Pirpirituba; 12 km de Araçagi; 10 km de Alagoinha, ded Sertãozinho, de Duas Estradas, de Lagoa de Dentro e de Serra da Raiz; 15 km de Pilõezinhos; 13,8 km de Belém; 39,4 km de Caiçara; 31,4 km de Logradouro; 23,8 km de Mulungu; 32 km de Borborema; 28,9 km de Serraria; e 44 km de Dona Inês. Excetuando-se Mulungu, Guarabira tem ligação com todos esses municípios.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência