Justiça suspende eleição para conselheiro tutelar de Bayeux

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Justiça acatou ontem o mandado de liminar movido pela Promotoria da Infância e Juventude de Bayeux (município da Grande João Pessoa) para suspender a eleição de conselheiros tutelares, que seria realizada no próximo domingo, dia 12.

Segundo a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Renata Carvalho da Luz, apesar de não preencherem os requisitos legais, muitos candidatos tiveram suas candidaturas aceitas. “A maior parte não tinha comprovação de experiência no trato com a criança e o adolescente e a lei municipal exige dois anos de experiência. Além disso, alguns candidatos usavam nomes fictícios que davam a entender que existia um vínculo político-partidário e a eleição para conselheiro tutelar é apartidária. Por isso, ingressamos com a ação”, explicou, acrescentando que ainda não foi definida a data da eleição para escolher os cinco conselheiros tutelares que atuarão no município. 

O Conselho Tutelar é órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos de meninos e meninas, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que na próxima segunda-feira (13) completará  19 anos de existência. De acordo com a lei, cada município deve ter, no mínimo, um Conselho Tutelar composto por cinco membros escolhidos pela comunidade local para um mandato de três anos, permitida uma recondução. O município também deve prever em sua lei orçamentária, os recursos necessários para o funcionamento do Conselho Tutelar. “O Conselho Tutelar é a primeira porta aberta do município para tratar a problemática da infância e adolescência e, por isso, é um órgão muito importante”, destacou a promotora. 

Requisitos – São requisitos necessários para concorrer à função de conselheiro tutelar a idoneidade moral, idade superior a 21 anos e residir no município. Dentre as atribuições dos conselheiros tutelares estão o atendimento de crianças e adolescentes; o aconselhamento de pais e responsáveis; a solicitação de serviços públicos em áreas como saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança e o encaminhamento ao Ministério Público dos fatos que constituam infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 11,5 bilhões em novas obras

Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump

Anteriores

incendio terreno baldio cabedelo

Incêndio se alastra por terreno baldio e quase atinge carro em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 7 milhões

industria fabrica FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 938 vagas de emprego em 12 municípios

tiktok aplicativo FOTO Pixabay

TikTok sai do ar nos EUA após lei que o suspende no país e Trump comenta nas redes sociais

chuva FOTO Pixabay_

Paraíba tem novo alerta do Inmet de chuvas intensas

ambulancia FOTO Pixabay

Passageiro e motociclista morrem após colisão com caminhão de lixo em João Pessoa

estrada FOTO Pixabay

Motociclista morre na BR-230, na Paraíba, após colisão com carro

Coordenadoria LGBT+ de João Pessoa FOTO Secom JP

Coordenadoria LGBT+ de João Pessoa realiza ação de combate à intolerância religiosa

cabogilbertoeua

Deputado paraibano já está nos EUA para posse de Donald Trump

dinheiro FOTO marcello casal jr agencia brasil

Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres