Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Justiça Eleitoral cassa mandatos de 4 deputados do Ceará por fraude à cota de gênero

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Quatro deputados estaduais eleitos em 2022 no Ceará podem deixar a Assembleia Legislativa após a Justiça Eleitoral confirmar a fraude à cota de gênero na chapa do PL que concorreu ao cargo em 2022. A existência de candidaturas fictícias de mulheres resulta na cassação dos diplomas de todos os candidatos – eleitos e suplentes.

Foram cassados, portanto, os deputados Alcides Fernandes, Carmelo Neto, Dra. Silvana e Marta Gonçalves. Os quatro integram a oposição ao governador Elmano de Freitas e vinham criticando a decisão da Justiça Eleitoral desde o primeiro dia de julgamento – quando a Corte formou maioria pela cassação.

A confirmação da fraude à cota de gênero ocasiona, além da cassação, a anulação de todos os votos recebidos pelo PL Ceará para o cargo de deputado estadual e a retotalização de votos da eleição para a Assembleia Legislativa. Contudo, isso só deve ocorrer após a análise do recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Portanto, apesar da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), os parlamentares permanecem no cargo até o julgamento na Corte superior.

Conheça os quatro deputados estaduais cassados pela Justiça Eleitoral no Ceará por fraude a cota de gênero:

ALCIDES FERNANDES

 

Alcides Fernandes
Legenda: Pai do deputado federal André Fernandes, Alcides Fernandes foi eleito para o primeiro mandato eletivo
Foto: Divulgação/Alece

 

Pai do deputado federal André Fernandes (PL), esta foi a primeira vez que Alcides Fernandes se candidatou a um cargo eletivo. Alinhado ao bolsonarismo no Ceará, Alcides é pastor da Assembleia de Deus e participou de forma ativa das campanhas eleitorais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele cita, na biografia do site da Assembleia Legislativa, músicas compostas por ele e usadas pelo ex-presidente na campanha, como “Eu sou Bolsonariano”, “Tô com Jair de novo” e “Bem-vindo ao nordeste, Presidente”.

Assim como o filho, também possui um canal no Youtube, onde divulga prioritariamente as próprias composições gospel. Na eleição de 2022, obteve 79.207 votos para o cargo de deputado estadual nos 184 municípios cearenses.

O parlamentar nasceu no município de Cariús, em 1967. Por conta da função de pastor, morou em outras cidades cearenses como Ipaumirim, Brejo Santo e Abaiara.

CARMELO NETO

 

Carmelo Neto
Legenda: Carmelo Neto foi o candidato a deputado estadual mais votado em 2022 no Ceará
Foto: Divulgação/Alece

 

Foi o candidato mais votado para o cargo de deputado estadual no Ceará, com mais de 118,5 mil votos nas eleições de 2022. Este é o segundo cargo eletivo que Carmelo Neto ocupa. Em 2020, ele foi eleito vereador de Fortaleza, sendo o mais jovem a tomar posse deste cargo no ano seguinte, com o apoio de 8,5 mil eleitores.

O deputado estadual ganhou destaque ainda na adolescência, quando começou a participar de protestos contra a então presidente Dilma Rousseff (PT), durante o segundo mandato da petista. Ele chegou, inclusive, a integrar as fileiras da Juventude do PSDB.

Também foi o coordenador do Movimento Brasil Livre, o MBL, no Ceará, mas rompeu com a entidade e se aproximou do bolsonarismo no estado. Próximo a Jair Bolsonaro, ele chegou a assumir como Conselheiro Nacional de Juventude do Brasil, órgão vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Carmelo Neto possui forte atuação nas plataformas digitais, tendo 376 mil seguidores no Instagram e 433,1 mil no Twitter, defende pautas conservadoras, da geração de emprego e renda e fiscaliza por serviços de saúde e educação com qualidade, segundo descrição na Assembleia Legislativa.

DRA. SILVANA

 

Dra. Silvana
Legenda: Dra. Silvana está exercendo o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Ceará
Foto: Divulgação/Alece

 

A única dos parlamentares do PL que foi eleita como deputada estadual em outras eleições. Assumiu o cargo pela primeira vez em 2010, como suplente do MDB, e foi eleita pela primeira vez em 2014, com mais de 41,4 votos.

Casada com o deputado federal Dr. Jaziel (PL), Dra. Silvana integrou a base aliada do ex-governador Camilo Santana (PT) durante os dois mandatos dele – entre 2015 e 2022.

Parte da bancada religiosa na Assembleia Legislativa, ela já divergia do governo em pautas de costumes, como em projetos que abordavam temáticas ligadas à população LGBTQIA+.

Eleita com mais de 83,4 mil votos, ela é a líder do PL na Assembleia Legislativa. Também já atuou na presidência de comissões na Casa, como o colegiado de Saúde.

Nas redes sociais, destaca que foi “a mulher conservadora mais votada no Ceará” e se define como “cristã” e “bolsonarista”. Foi, inclusive, uma das fortes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha de 2022 para a presidência da República.

MARTA GONÇALVES

Ficou entre os três candidatos mais votados para o cargo de deputado estadual, sendo a mulher mais votada para o cargo com mais de 112,7 mil votos.. Esse é o primeiro mandato dela na Assembleia Legislativa do Ceará, mas já exerceu mandatos como vereadora de Fortaleza e vice-prefeita de Eusébio.

Também foi titular da Coordenadoria Especial de Política sobre Drogas da Prefeitura de Fortaleza durante o segundo mandato do ex-prefeito Roberto Cláudio.

É casada com Acilon Gonçalves, presidente do PL Ceará e prefeito do Eusébio. Também é mãe do prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves.

Apesar de ser do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é, dentre os quatro parlamentares estaduais do PL no Ceará, a que tem menor ligação com o bolsonarismo.

Na descrição do site da Assembleia Legislativa, afirma que defende pautas como a inclusão de pessoas com deficiência.

 

 

 

Diário do Nordeste

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada