Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Justiça determina que leitos para pacientes de Covid em Campina Grande entrem na regulação estadual

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

A regulação de todos os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias do município de Campina Grande, destinados a pacientes com Covid-19, será feita pelo governo do Estado.

A determinação é do juiz Ruy Jander Teixeira da Rocha, que concedeu tutela de urgência antecipada na ação civil pública impetrada pelo governo do Estado contra o município de Campina.

Com a decisão, a Prefeitura de Campina Grande terá que cumprir a resolução do Comitê Intergestores Bipartide (CIB) que estabelece que o Estado da Paraíba, através do Centro Estadual de Regulação Hospitalar Estadual, proceda com regulação de todos os leitos de UTI e enfermarias, destinados a pacientes COVID-19.

A Prefeitura de Campina Grande terá que incluir os leitos no Centro Estadual de Regulação Hospitalar, prestando todas as informações necessárias. Para isso o município tem um prazo de 24 horas, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 50 mil.

“Os principais atingidos pelo não fornecimento do serviço público de saúde, no que tange a obrigação do Município de Campina Grande, é toda a sociedade do Estado, e corre-se orisco de alguém morrer por falta de leitos, havendo leitos na rede pública de saúde de um Município”, disse em seu despacho o juiz Ruy Jander Teixeira da Rocha.

Na ação, ingressada pela Procuradoria-Geral do Estado, o governo da Paraíba alegou que o município de Campina Grande estaria se recusando a repassar a regulação dos leitos para o Estado, com ausência de respostas aos emails da Central Estadual de Regulação Hospital da Secretaria de Estado da Saúde solicitando leitos para pacientes.

Em matéria publicada no início do mês no ParlamentoPB, o governador João Azevêdo reclamou da situação envolvendo a Rainha da Borborema. Segundo o governador, Campina Grande não permite que se faça regulação dos leitos, como se faz. “É o único município do estado que faz sua própria regulação”, frisou.

Apesar da abertura de novos leitos feitas pelo governo no Hospital de Clínicas, destacou, o hospital vive com quase 100% da sua ocupação e o Hospital Municipal vive com 50% da sua ocupação. “Tem alguma coisa aí que não bate. É isso que nós precisamos entender. Nós precisamos de união, precisamos juntar todos os esforços para que a gente possa distribuir os leitos por cada paraibano, seja ele de onde for, do Sertão, do Cariri, do Agreste, não interessa. Onde tiver um leito de UTI e tiver alguém precisando, alguém vai ter que ser transportado para esse local onde esse leito existir”, afirmou o governador.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo