Justiça atende ação de MPT e MP-PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A juíza Maria das Dores Alves, da Vara do Trabalho no município de Patos, deferiu pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público do Estado da Paraíba (MP-PB) e determinou, por meio de antecipação de tutela, o bloqueio financeiro e dos bens materiais de um suspeito de explorar sexualmente crianças e adolescentes naquela cidade. A decisão foi tomada após o MPT e o MP-PB ajuizarem ação civil pública com pedido de tutela de urgência contra o denunciado.

A ACP tem por finalidade apurar denúncias vastamente noticiadas na imprensa local e foi proposta pelos procuradores do Trabalho Marcos Antonio e Myllena Alencar, da Procuradoria do Trabalho no Município de Patos (PTM), e pelo promotor de Justiça Newton Carneiro Vilhena, da comarca de Patos. Inicialmente foi instaurado procedimento investigatório (inquérito civil público) e, após colher os depoimentos, ficou evidenciado que o denunciado explorava sexualmente e com habitualidade crianças e adolescentes da localidade.

A juíza do Trabalho entendeu que, no caso apresentado, estão presentes os requisitos que autorizam a concessão da medida antecipatória, “quais sejam a existência de prova inequívoca acerca dos fatos narrados na exordial, a verossimilhança da alegação e a caracterização de fundado receio de dano irreparável à coletividade em razão da conduta praticada pelo réu. Com efeito, os relatos feitos pelas menores e suas respectivas mães perante o Conselho Tutelar, aliados aos depoimentos tomados pelo Ministério Público do Trabalho e ratificados perante autoridade policial, não deixam dúvida sobre a verossimilhança dos fatos narrados”.

Diz ainda a juíza que, em se tratando de pessoa física, cidadão comum, “fácil se torna a utilização de práticas tendentes a tornar ineficaz o provimento final ressarcitório pleiteado na presente ação civil, agravando assim o sentimento de impunidade perante a opinião pública. Necessário se torna, portando, nesse contexto, impor ao réu medidas tendentes a desestimular práticas de atos da mesma natureza, sobrelevando o caráter educativo da medida”.

A juíza resolveu conceder a tutela antecipada requerida pelo MPT e MP-PB para determinar à Secretaria daquela unidade judiciária o cumprimento das seguintes medidas: a juntada aos autos de cópia da declaração de rendimentos do réu, relativas aos últimos três anos, mediante a utilização do programa Infojud (Sistema de Informações ao Judiciário); a expedição de ofício ao Banco Central, solicitando a remessa de cópia de todas as movimentações financeiras realizadas pelo demandado nos três últimos anos, bem como o bloqueio de todos os ativos financeiros e investimentos do réu, até ulterior deliberação; e o bloqueio judicial dos veículos registrados em seu nome, através do sistema Renajud. Também determinou a expedição de ofício ao corregedor do Tribunal de Justiça, solicitando a expedição de comunicado aos cartórios de imóveis do Estado com o objetivo de determinar a averbação de indisponibilidade junto à matrícula dos imóveis pertencentes ao promovido, incluindo aqueles que venham a ser adquiridos no decorrer da ação civil.

Em breve, o réu será ouvido perante a Justiça do Trabalho, oportunidade em que poderá apresentar sua defesa. O processo corre em segredo de Justiça, motivo pelo qual fica impossibilitada a publicação dos nomes dos envolvidos.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla

Fábio Nogueira assume a Presidência do TCE nesta sexta-feira

Anvisa suspende fabricação e comercialização de massa de tapioca por conter creatina

Anteriores

academia FOTO Pixabay

Policial militar morre após passar mal em academia em João Pessoa

deslizamento terra ipatinga mg FOTO bombeiros MG

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos

hospital FOTO marcello casal jr agencia brasil

Quebra de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

e65d922c-5493-43c8-ab5a-eb7b5b859141

João Azevêdo lança nesta segunda-feira plano de obras “Paraíba 2025-2026”

54258868013_b3a301c967_c

Novo presidente do TCE convoca gestores e sociedade para pactos pela cidadania e educação 

empregada domestica FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 889 vagas de emprego em nove municípios

conab

Conab define banca para novo concurso; João Pessoa terá locais de prova

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande

mortos assentamento MST FOTO reproducao

Polícia prende suspeito de matar membros do MST em assentamento

mega sena FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Paraíba tem 28 apostas ganhadoras na Mega-Sena