Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Juiz empurra e dá ordem de prisão a manifestante que bloqueava BR em Marizópolis

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Dois vídeos mostrando um juiz dando ordem de prisão a um manifestante que ajudava no bloqueio da BR 230 na altura do município de Marizópolis, na Paraíba, viralizaram na internet. O magistrado mantém uma discussão com o homem que participa do protesto contra a alta dos combustíveis e, no calor do debate, chega a empurrar o interlocutor e lhe dar voz de prisão, chamando policiais militares para efetuarem a detenção. O episódio ocorreu na manhã de hoje.

A identidade do juiz não foi confirmada, mas informações preliminares dão conta de que ele trabalha em São João do Rio do Peixe e estaria para ser transferido para Sousa.

O ParlamentoPB entrou em contato com a Associação dos Magistrados da Paraíba e obteve a informação de que o juiz havia reagido à violência do manifestante. O rapaz teria usado um capacete para quebrar um dos retrovisores do carro do magistrado (foto abaixo). Uma nota à imprensa será distribuída para trazer mais detalhes sobre o ocorrido.

O manifestante é Valtemir Noia, 47 anos, foi preso na 1ª delegacia de Sousa. A versão dele, dada ao repórter Pereira Júnior, é de que estava organizando o trânsito no trecho do protesto e contribuindo para que o tráfego fluisse. Ele disse ter sido surpreendido pela passagem do carro do juiz, em alta velocidade, e sem obedecer ao gesto do manifestante para que parasse. Como o cidadão disse ter sido surpreendido pela atitude do magistrado de querer ultrapassar o bloqueio, ele tentou se esquivar e, como estava com um capacete na mão, teria batido acidentalmente no retrovisor do veículo.

Ambos, o manifestante e o juiz Ágilo Tomaz Marques serão ouvidos hoje à tarde pelo delegado Cláudio Bezerra.

A presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba lançou por volta das 14h50 uma nota sobre o fato:

A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) vem a público se manifestar acerca do fato amplamente noticiado pela imprensa, no qual se envolveu o magistrado Agílio Tomaz Marques, ocorrido nas imediações do município de Marizopolis, nesta quinta-feira (24 de maio).

Inicialmente, necessário alertar a população para o fato de que apenas uma parte do ocorrido foi filmada, o que impõe justeza e serenidade nas avaliações a seu respeito, a fim de que não se exponha à execração pública um magistrado cujo histórico profissional é irrepreensível.

Assim como garantido a qualquer cidadão, o julgamento, inclusive  o público, deve estar embasado em inteiro conhecimento dos fatos e todas as circunstâncias que os envolvem.

No caso versado, o magistrado informou que, estando trafegando na rodovia, deparou-se com bloqueio e reduziu a velocidade. Nesse momento, o indivíduo identificado no vídeo lançou o seu capacete contra o veículo do juiz, danificando o retrovisor.
Entretanto, ao ser questionado como seria ressarcido do prejuízo, o indivíduo empurrou o juiz e o ameaçou, de dedo em riste. Assim é que, amparado pelo art.  301 do CPP, deu voz de prisão ao agressor.

O cumprimento da ordem foi realizado por policiais militares, ante inclusive a recusa de cumprimento por militares do exército, e o indivíduo, depois de resistência, foi encaminhado à delegacia, a fim de ser autuado em flagrante em relação aos crimes praticados.

Importante firmar ainda que eventuais excessos praticados por qualquer agente devem ser apurados pelos órgãos responsáveis e levando-se em consideração os fatos em sua inteireza, assim como a comoção gerada no calor do incidente.

João Pessoa, 24 de maio de 2018

Juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha
Presidente da AMPB

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Sabadinho Bom, mulheres

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

Ditadura nunca mais

João Pessoa terá ‘Caminhada do Silêncio’ na 2ª feira em memória das vítimas da ditadura

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano