Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Jornalistas que escrevem sobre ciência agora têm um manual para chamar de seu

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas acaba de lançar a versão em português do “Manual de Edição em Jornalismo Científico do KSJ/MIT”. O jornalista André Biernath assina a edição e a coordenação geral do projeto, e a designer Raquel Abe foi responsável por paginar os capítulos e deixá-los dentro do projeto editorial proposto.

Na obra, cuja edição em português contou com o trabalho de edição e adaptação de Juliane Duarte,

Mariana Lenharo e Meghie Rodrigues, o leitor encontra farto material para se aprofundar sobre o tema, inclusive com contextualizações à realidade brasileira (apontadas sempre que a equipe local julgou necessário). Com quase 300 páginas, a publicação também tem versões em inglês e espanhol e pode ser baixada de forma gratuita.

A abordagem de temas científicos sempre foi algo deixado um pouco de lado pela imprensa brasileira, principalmente da forma correta. Com a chegada da epidemia de covid-9, aí sim, percebemos como havia lacunas no caminho entre a redação, a fonte e o leitor. Termos ignorados, processos desconhecidos, dificuldades em encontrar a fonte mais capacitada foram alguns entraves vividos por muitos jornalistas. 

Pela leitura rápida que fiz de alguns pontos do manual, percebo que é um livro para ser lido com calma e muita atenção. Mais: como a própria obra aponta, a expectativa é que seja útil “no dia a dia das redações e possa ajudar repórteres, editores e demais profissionais envolvidos na produção de conteúdo jornalístico de ciência nas diferentes plataformas de mídia”.   

Ao longo do livro, são abordadas questões como processo de publicação, preprints, como ler um artigo científico, como encontrar e selecionar fontes e como evitar o falso equilíbrio. O manual também ensina como compreender estatísticas – tema, aliás, que é eterna dor de cabeça para os jornalistas, que muitas vezes empacam no texto, porque não entendem o que é média, mediana e moda, tampouco sabem como questionar dados e contabilizar a incerteza.     

O tema da checagem de fatos, claro, também está no manual. E ganhou um capítulo inteirinho! Nele, o leitor encontra os três modelos de Fact-Checking, o processo de Fact-Checking, como é a criação de um sistema de verificação de fatos e como trabalhar com Fact-Checking profissional, dentre outras questões.  Enfim, é uma obra riquíssima e que muito acrescenta à prática jornalística. Recomendo a leitura!

(…)

Chove na horta – A agência de publicidade e design LAB 678 lançou o site “Brasil com S”, um banco de imagens que reúne “pessoas reais para pessoas iguais, cada uma do seu jeito”. O site conta com cerca de 240 imagens de pessoas sem estereótipos. As fotos são gratuitas, mas é bom ler direitinho os Termos de Uso, para não haver problemas depois com direitos de imagem.  

Encontro virtual – De 19 a 21 de novembro, será realizado o I Encontro Regional de Jornalistas do Nordeste, com o tema “O trabalho do jornalista em tempos de pandemia, desinformação e plataformização”. O evento pioneiro é uma ação conjunta dos sindicatos de jornalistas profissionais dos nove estados nordestinos e será totalmente on-line. A expectativa dos organizadores é reunir 300 participantes, e as inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/M5wtDoWXjHbPHLTd9.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos