Jornalista denuncia perseguição de promotores de Justiça

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O jornalista José Francisco de Sousa Neto encaminhou nota à imprensa hoje denunciando perseguição e arbitrariedade em uma sentença da Justiça de Itaporanga contra o jornal Folha do Vale e um dos seus colunistas em uma ação de danos morais, movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), através das promotoras Ana Cândida e Priscilla Miranda.

Sousa Neto, que é diretor e fundador do Jornal, alegou que a sentença teria sido arbitrária, uma vez que os promovidos, no caso o Jornal e o colunista Isaias Teixeira, sequer foram intimados e, consequentemente, ouvidos no processo. 

“Nem nos primórdios do judiciário ocidental, na Grécia e Roma antigas, nem nos despachos napoleônicos da França em sangue produzia-se sentença tão injusta, descabida, desgraçada e falha quanto à prolatada pela Justiça de Itaporanga no dia 29 de maio de 2009 em desfavor do jornal Folha do Vale e de um dos seus colunistas, Isaias Teixeira. Para começo, basta dizer que os réus não foram ouvidos no processo e, subitamente, terminaram condenados. Nós sequer fomos intimados”, denuncia o jornalista na nota.

“A sentença determina que o jornal e o colunista paguem R$ 40 mil em reparação por supostos danos morais às promotoras de Justiça Ana Cândida e Priscilla Miranda, que se sentiram ofendidas por informações publicadas pelo jornalista em abril de 2004 de que as citadas promotoras não estavam cumprindo expediente integral no Ministério Público de Itaporanga, acarretando prejuízo a dezenas de pessoas, inclusive de outras cidades, que corriam ao município em busca de solução para seus problemas”, explica.

Sousa Neto acrescentou que recorreu da decisão da primeira instância junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e apela ao desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, relator do processo, “que não deixe que a injustiça prevaleça e seja dado o amplo direito de defesa dos promovidos, como assegura a Constituição Federal”. 

“A única esperança do pobre jornal e do humilde colunista nesse litígio desigual, contra gente tão influente e rica, está nas mãos do desembargador-relator do caso, Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e da corte estadual de Justiça. Esperamos que ele não permita que essa sentença prevaleça, porque prevalecendo ela não pune injustamente apenas um simples jornal, cuja coragem e isenção tem lhe sido caras, mas fere, principalmente, o direito à liberdade de expressão e ao livre exercício jornalístico”, disse.

O jornalista finaliza dizendo que essa não seria a primeira vez que o jornal sofreria sanções do judiciário. Segundo ele, em setembro de 2008, o Folha do Vale teve sua redação invadida por policiais e seus exemplares apreendidos, em virtude de uma pesquisa eleitoral, para consumo interno, das eleições municipais daquele ano.

“O curioso é que o mandado de busca e apreensão, assinado pela juíza era totalmente irregular e depois foi arquivado pelo próprio Ministério Público. Entre as irregularidades, estava o fato de não conter petição, assinada por um advogado, apenas um pedido informal de um representante de coligação”, comentou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 11,5 bilhões em novas obras

Anteriores

sala_de_aula_vazia2_foto-walla_santos-scaled

Prefeitura de João Pessoa inicia nesta quarta-feira período de matrículas para alunos novatos

14-01-2025-POSSE-CSMP

Novos membros do Conselho Superior do Ministério Público tomam posse nesta quinta

construcao-civil

João Pessoa está entre as 10 cidades com o menor aumento no preço do aluguel residencial

benedito-de-lira

Sindalcool lamenta falecimento de Benedito de Lira, pai de Arthur Lira

maos-segurando-enigma-fita-para-autism-consciencia_49149-551

Paraíba terá núcleo de atenção à saúde de crianças com autismo em Campina Grande

benedito-de-lira

Ex-senador Benedito de Lira morre aos 82 anos

aa

Polícia Civil prende na Bahia homem acusado de cometer homicídio em João Pessoa no ano de 2002

PlantopsicolgiconaUFPBserretomadonaprximaquarta1592

UFPB abre período de matrículas para 102 vagas da Educação de Jovens e Adultos

FOTOCOMBUSTIVEIS.2-1

Procon-JP notifica postos de combustíveis para justificarem aumento de preço da gasolina

joao-azevedo-paraiba

João Azevêdo afirma que Lucas Ribeiro provavelmente será o candidato ao Governo