Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Joice ameaça sair do PSL e acusa presidente de entregar partido a bolsonaristas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

São Paulo — A deputada federal Joice Hasselmann (SP) acusa o presidente do PSL, Luciano Bivar, de ter entregado o comando do partido na Câmara a parlamentares aliados do presidente Jair Bolsonaro em troca do cargo de primeiro secretário na mesa diretora da Casa e disse que, por causa disso, deixará a legenda.

— Cobrei muito essa negociata que fizeram para que ele ganhasse o cargo na mesa em troca de entregar o partido para os bolsonaristas na Câmara. Então, é culpa exclusivamente do Bivar nós termos Bia Kicis (SP) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). É culpa exclusivamente do Bivar termos um Victor Hugo, que é uma assecla do Bolsonaro, comandando o partido (na liderança). Nós termos uma Carla Zambelli, maluca, comandando comissão (de Meio Ambiente) — acusou a deputada.

Bivar foi eleito primeiro secretário da Câmara em fevereiro na mesma votação em que Arthur Lira (PP-AL) chegou à presidência da Casa com o apoio de Bolsonaro, em fevereiro.

— Eu tenho vergonha de estar no partido com essas figuras em espaço tão importantes para o país — acrescentou.

A deputada conta que cobrou Bivar sobre a sua negociação no grupo de Whatsapp do partido no mês de março e chegou a chamá-lo de “frouxo”.

— Ele exigiu a minha expulsão do grupo, mas eu mesma saí.

Depois do desentendimento, Joice afirma que o partido cortou o seu espaço de manifestação, a impedindo de falar no plenário da Câmara durante as sessões.

Joice relata que deu entrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o pedido para que possa deixar o partido por “justa causa” sem perder o mandato. Ela alega que esperou quatro meses para denunciar a “negociata de Bivar” porque aguardava o seu advogado preparar a papelada para dar entrada no pedido de desfiliação. O desentendimento da parlamentar com o PSL foi revelado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Procurado, Bivar disse que não comentaria as acusações de Joice.

A deputada acredita que o PSL pode apoiar a reeleição de Bolsonaro, “de repente colocando um vice”. O presidente deixou o partido no primeiro ano de mandato após se desentender com Bivar.

— A questão é a indignidade deles deixarem a porta aberta pra esse cara. Esse cara é um psicopata. O Bolsonaro tentou criar um partido, tentou achincalhar o PSL. O Eduardo Bolsonaro xingava esse partido dia e noite. E eles foram tão indignos, se acadelaram tanto, essa é a palavra, que abriram as portas de novo para os bolsonaristas. Se o partido tivesse o mínimo de dignidade, teriam expulsado todos (bolsonaristas) porque isso é o que diz a lei. Infidelidade partidária pode gerar expulsão e acabou. Mas retiraram todos os processos de expulsão. Então o PSL se tornou indigno ao reabrir a porta para o bolsonarismo e, por consequência, para o próprio Bolsonaro — afirma Joice.

Então aliada de Bolsonaro, Joice foi eleita em 2018 deputada federal com 1 milhão de votos, a segunda maior votação do país. Em outubro de 2019, ela foi tirada pelo presidente da liderança do governo no Congresso em meio ao seu embate com o comando do PSL. A deputada se tornou opositora do governo desde então.

Joice afirma que pretende em breve anunciar o seu novo partido. Ela diz que negocia com três legendas, mas não revela quais são. A deputada tem relação próxima com o governador de São Paulo, João Doria. Por isso, um dos seus destinos pode ser o PSDB. DEM e Patriota também estão no horizonte da parlamentar.

A deputada diz que pretende ingressar na legenda que lhe permita capacitar mulheres para ocuparem espaços de poder.

 

O Globo Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

7efa1fa809712137e62ae45fe4983881

Desembargadora rejeita recurso do PSOL do “L” e prevê plenária obrigatória

WhatsApp Image 2024-07-17 at 17.42.21

Sebrae participa da realização da Feira de Negócios e Empreendedorismo da Paraíba em Cuité

CelestEpitacioPessoa_fotoGilbertoFirmino-34-scaled

Celest abre inscrições para mais de 700 vagas nos cursos de línguas estrangeiras neste sábado

prova

Prefeitura de Princesa Isabel abre inscrições para concurso nesta quarta

aumento_gazolina_rj_0506202742

MPPB recomenda Procon-CG autuar distribuidores e postos de combustíveis que estão descumprindo reajuste da Petrobras

WhatsApp Image 2024-07-17 at 13.35.57

Presidente da FPF-PB vai ser a chefe da delegação da seleção brasileira feminina nas Olimpíadas

Design-sem-nome-2024-07-17T135326.590

Caminhão de frutas tomba e deixa motorista ferido em Santa Luzia, no Sertão da Paraíba

WhatsApp Image 2024-07-17 at 15.32.09

Servidores do INSS rejeitam proposta do governo e continuam em greve

Canal-Solar-GECEX-revoga-mais-de-200-ex-tarifarios-de-equipamentos-fotovoltaicos-1-1

Procon-JP notifica Energisa após repasse de imposto sem aviso prévio em contas residenciais

c0a22336-d208-353e-23f3-db117e4760eb

PSB e Republicanos de Sobrado realizam convenção dia 21 para homologar nomes de Guilherme Coelho e Marlon Brand