Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa recebe Prêmio Rodrigo Melo Franco

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A cidade de João Pessoa vai receber nesta quarta-feira, 14, em Brasília, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Capital paraibana venceu na categoria "Apoio Institucional e/ou Financeiro", com o desenvolvimento do "Programa Integrado de Preservação do Patrimônio Cultural de João Pessoa". O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) participa da cerimônia de premiação, que acontece às 20h, na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Segundo Fernando Moura, da Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Probech), com o reconhecimento do Iphan, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) mostra a grandeza dos investimentos realizados na preservação do patrimônio cultural, material e imaterial da cidade. “Com esse Prêmio o Brasil diz através do Iphan que João Pessoa está no caminho certo”, ressaltou Fernando Moura, coordenador da Probech.

De acordo com Moura, um dos pontos mais importante é a visibilidade que a Capital paraibana vai desfrutar no âmbito nacional e internacional. “O Prêmio abre perspectivas de divulgação e turismo”, disse, lembrando que o grande mérito do "Programa Integrado de Preservação do Patrimônio Cultural de João Pessoa", que teve como ponto de partida o convênio firmado com a Espanha, possibilitando a criação da oficina-Escola, Comissão do Centro Histórico e a Probech, é o caráter permanente. “As ações desenvolvidas ao logo dos últimos quatro anos mostram que João Pessoa vem se preparando para manter e preservar seus bens históricos, e o uso é a melhor garantia de preservação”, afirmou.

Projetos – A Comissão Nacional de Avaliação, que apontou os vencedores deste ano, foi presidida por Isabella Adeira, coordenadora geral de Difusão e Projetos da Diretoria de Articulação e Fomento, e composta por 15 integrantes. Este ano a Comissão analisou 67 projetos em sete categorias. Foram premiados participantes nas áreas de "educação patrimonial", "divulgação", "pesquisa e inventário de acervos", "preservação de bens móveis e imóveis", "salvaguarda de bens de natureza imaterial" e "proteção do patrimônio natural e arqueológico".

Nos anos anteriores, os premiados na categoria "institucional" foram o Instituto de Pesquisas Etno-Ambiental do Xingu/Ipeax, em Camarana, no Mato Grosso (2008); Instituto Homem Pantaneiro, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul (2007); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006); Associação Pró-Reforma, em Bananal, São Paulo (2005); e a empresa Sol Informática, de Belém, no Pará.

O Prêmio – Criado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vinculado ao Ministério da Cultura, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é um reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro, e foi assim denominado em homenagem ao primeiro dirigente da instituição.

O Prêmio é oferecido anualmente a empresas, instituições e pessoas de todo o país e procura estimular e valorizar todos aqueles que atuam em favor da preservação do patrimônio cultural brasileiro. Constituído de um troféu, um certificado e um valor em dinheiro, a ser descontada a obrigação tributária para pessoa física ou pessoa jurídica, ele está dividido em sete categorias: Apoio Institucional e/ou Financeiro, Divulgação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de Acervos, Preservação de Bens Móveis e Imóveis, Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico e Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023