Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa promove 14h de imunização em ‘Dia D’ de vacinação contra Covid

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Neste sábado (4), a Prefeitura de João Pessoa realiza um ‘Dia D’ de vacinação contra Covid-19, com aplicação de todas as doses (D1, D2, D3 e D4), respeitando o intervalo do esquema vacinal e as especificidades de cada grupo, além da imunização com a Pfizer bivalente para idosos acima de 70 anos e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos. Durante as 14 horas de mobilização serão realizadas também a atualização do cartão de vacinação com a administração dos imunizantes que fazem parte do calendário de rotina.

Para marcar a abertura do Dia D, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará uma ação na Unidade de Saúde da Família (USF) Viver Bem, no bairro Treze de Maio, onde, além das vacinas, vão ocorrer aferição de pressão, orientações nutricionais e médicas, além de uma aula de dança realizada pela equipe do projeto Saúde em Movimento. As atividades neste ponto acontecem das 8h às 11h, já a vacinação seguirá disponível até as 12h.

Diversas salas de vacinas e serviços estarão funcionando em horários diferenciados para garantir a assistência à população.  No Mangabeira Shopping será aplicada a vacina em todos os grupos incluídos na campanha e o horário de atendimento será das 8h às 16h. Nas policlínicas municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru e Praias), os atendimentos acontecem das 13h às 16h e, nas unidades de saúde da família e Centro de Imunização, o horário de funcionamento será das 8h às 12h. O ponto de vacinação localizado no Santuário Mãe Rainha irá atender ao público das 13h às 20h.

Todos os grupos poderão comparecer aos locais de vacinação sem a necessidade de agendamento. Após o Dia D, a imunização de crianças de seis meses até dois anos de idade com comorbidade retorna à estratégia de vacinação em domicílio por meio de agendamento.

Públicos e doses – As crianças de seis meses até dois anos de idade vão receber a primeira dose da vacina Pfizer baby. As crianças a partir de 3 anos, que já tomaram as primeiras e segundas doses, estão aptas a tomar a primeira dose de reforço (D3). Já a quarta dose é voltada ao público 30+ que recebeu a terceira dose há pelo menos 120 dias, imunossuprimidos (28 dias) e aos trabalhadores de saúde (120 dias).

O imunizante bivalente deve ser usado somente para dose de reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com pelo menos duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron e as variantes BA.4 e BA.5.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Para manter os níveis de proteção é importante que as pessoas completem os ciclos de vacinação disponíveis, de acordo com cada faixa etária. Os reforços fortalecem a proteção contra o vírus e as variantes existentes. Com o ciclo vacinal completo e nos prazos recomendados, as pessoas estarão com um maior nível de proteção.

Documentos necessários – Os responsáveis pelas crianças a partir de seis meses devem apresentar documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS e comprovante de residência em João Pessoa. Crianças com comorbidade ou alguma deficiência deverão apresentar laudo ou declaração médica que comprove a doença. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Já para a D2, D3 e D4 é obrigatório apresentar o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e laudo médico para imunossuprimidos.

Pessoas imunocomprometidas – Fazem parte desse grupo pessoas transplantadas, de órgão sólido ou medula óssea; pessoas com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias em atividade e em uso de corticóide por mais de 14 dias; que fazem uso de imunossupressores ou imunobiológicos que levem a imunossupressão; com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária); com doenças renais crônicas, em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e com neoplasias hematológica. Para esses casos, é necessário apresentar comprovação documental ou declaração médica para serem vacinadas com a Pfizer bivalente.

Postos de vacinação em João Pessoa neste sábado (4) – Dia D:

Mangabeira Shopping (drive e pedestres)

– Vacinas contra Covid-19 e atualização do cartão de vacina;

– Pfizer bivalente para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+
Horário: 13h às 22h

Policlínicas Municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru e Praias)

– Vacinas contra Covid-19 e atualização do cartão de vacina;

– Pfizer bivalente para Idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+
Horário: 8h às 12h

Centro Municipal de Imunização

– Vacinas contra Covid-19 e atualização do cartão de vacina;

– Pfizer bivalente para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+
Horário: 8h às 12h

Santuário Mãe Rainha

– APENAS vacinação contra Covid-19 para adultos e crianças a partir de seis meses;

– Pfizer bivalente para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+
Horário: 13h às 20h

Unidades de Saúde da Família* – estarão funcionando 84 USFs

– Vacinas contra Covid-19 e atualização do cartão de vacina;

– Pfizer bivalente para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+
Horário: 8h às 12h

*USFs que NÃO ABRIRÃO neste Dia D:

Distrito 1: USF Jardim Planalto I e II e USF Cruz das Armas IV;
Distrito 2:  USF Colinas do Sul II;

Distrito 3: USF Quatro Estações e USF Nova União;

Distrito 4: USF Alto do Céu II e USF Cordão Encarnado I;

Distrito 5: USF Padre Hildon/ Brasília de Palha.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

UPA Cruz das Armas

Prefeitura funciona apenas com serviços essenciais no feriado desta quarta-feira

upgarden1

Vídeo mostra construção recente na UP Garden, que culpa cantor por desabamento

joaoeroberto (1)

João Azevêdo prestigia posse de jurista Roberto D’Horn como juiz do TRE-PB

chuvanoviaduto (2)

Sob alerta do Inmet, João Pessoa registra média de 41,2 mm de chuva nesta segunda

sagaizfoto

Cantor vai se apresentar à polícia nesta terça e responsabiliza UP Garden por desabamento

zecaporto1

Senado aprova aplauso a Ricardo Porto por posicionamento contra o racismo