Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Jordão Sobrinho sobre a EICM, hoje IFPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Chegou à minha residência, entregue pelo carteiro da EBCT, um envelope a mim destinado e tendo como remetente João Jordão Sobrinho. Tão curioso fiquei que o abri muitíssimo imediatamente e, positivamente surpreendido, eis que nele continha um livro… um livro da autoria do próprio João Jordão Sobrinho, de título “Viver e evoluir”, produzido pela Ideia Editora!

A um trecho do prefácio desse livro (“Sempre se mostrou um homem honesto, probo, responsável, cônscio e comprometido com o que realizava”), prefácio este assinado pelo professor e imortal da Academia Paraibana de Letras, Itapuan Bôtto Targino, acrescento a palavra “discreto”. Aliás, “discretíssimo” como atributo também inseparável da pessoa de João Jordão Sobrinho, daí seu nome não ter, em mais ampla dimensão social, a notoriedade que sua história bem merece. Por isto, quando iniciando estes escritos, pensara em titulá-los assim: – “João Jordão Sobrinho: conhece-o?!…”.

Pois, bem! Este livro “Viver e evoluir” muito contribui para que todos busquemos praticar este chamamento: – “viver e evoluir”. E, de minha parte, mais aprendendo e pretendendo evoluir, expresso que com a leitura dessa obra biográfica de João Jordão Sobrinho rememorei um passado tão bonito quanto inesquecível, porquanto Jordão narra muitos fatos de meu tempo… tempo vivido, em boa parte, ao lado dele na então EICM (Escola Industrial Coriolano de Medeiros), que antes já tinha sido EIJP (Escola Industrial de João Pessoa) e ainda mais anteriormente, em sua origem, fora EAA (Escola de Aprendizes Artífices). Depois daquelas denominações, esse mesmo memorável estabelecimento de ensino chamou-se ETFPB (Escola Técnica Federal da Paraíba), CEFET (Centro Federal de Tecnologia) e agora é IFPB (Instituto Federal da Paraíba).

Puxa, como foi emocionante ler (e reviver) alguns dos fatos narrados por Jordão, especialmente os envolvendo nomes de pessoas daquele tempo… tempo em que fui aluno da ainda denominada EICM: Wilson Dionísio da Silva, Tércia Bonavides, Luiz Xavier, Nicácio Lemos, Aderaldo Tavares, Dario Roberto Soares, João Barbosa de Souza, Roberto Castro e tantos outros importantes integrantes do estabelecimento educacional hoje denominado IFPB.
João Jordão Sobrinho conheci-o em 1959, ano em que eu iniciava o curso então denominado ginásio industrial com especialização em “tipografia e encadernação”, ele já concluindo o mesmo curso, mas na especialização de “alfaiataria”. Tal sua reconhecida competência, foi convidado e contratado como auxiliar de ensino pela então EICM, nesse campo da alfaiataria. Entretanto, para mais se credenciar a esse exercício do magistério, realizou curso de formação de professores em artes industriais junto ao Centro Pedagógico de Curitiba/PR.

Esse livro “Viver e evoluir”, de João Jordão Sobrinho, não é só uma biografia nem apenas um narrar de fatos que muito importam aos que se importam com o dia a dia da Paraíba. Esse livro contém outros aspectos que correspondem, mesmo, ao chamamento para “viver e evoluir”, Por isto sugiro sua leitura!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente