Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Henrique representará a Paraíba em Conferência de Segurança

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado João Henrique (DEM) foi designado pela mesa diretora da Assembléia Legislativa da Paraíba para representar a Casa na 1ª Conferência Nacional de Segurança (Conseg), que será realizada em Brasília pelo Ministério da Justiça, no período compreendido entre os dias 27 a 30 de agosto.

João Henrique, que possui larga experiência na área de segurança, uma vez que é capitão reformado da PM, explicou que na Conseg serão discutidos temas como cidadania, participação popular, prevenção e repressão ao crime organizado, entre outros.

“O intuito é elaborar uma nova Política Nacional de Segurança Pública, que será construída a partir da participação do poder público (gestores e servidores) e da sociedade civil”, destacou.

O deputado disse que irá levar sua experiência no setor para tentar contribuir, através da união de forças da sociedade civil organizada, trabalhadores da área e poder públicos, políticas de segurança pública e ações sociais, que possam “atuar nas raízes sócio-econômicas da criminalidade e, assim, melhorar a qualidade de vida na Paraíba e em todo o país”.

Conseg

Direito fundamental do cidadão, a segurança pública é hoje uma das principais preocupações dos brasileiros. E para que toda a sociedade, servidores das instituições de segurança pública, igrejas, mídias e organismos internacionais possam contribuir na formulação de políticas públicas de recoesão social, o Ministério da Justiça realizará a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg).

A realização da 1ª Conseg está diretamente relacionada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), uma experiência inédita no enfrentamento ao crime e que tem como foco o controle e a prevenção da violência. A expectativa é reunir mais de dois mil representantes de todo o Brasil, eleitos nas etapas municipais e estaduais.

Desde 2003, foram realizadas no Brasil cerca de 50 conferências nacionais (como a de Saúde, Meio Ambiente, Juventude, Cidades, Direitos Humanos), com a participação de 4,5 milhões de pessoas. Também foram criados 19 novos conselhos e reformulados outros nove já existentes.

No Ministério da Justiça, o processo da 1ª. Conferência Nacional de Segurança Pública teve início em janeiro de 2008, quando foi instituído um grupo interno de trabalho para elaborar o pré-projeto da Conseg, com base nas experiências de participação social das conferências ocorridas.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência