Um dos mistérios eleitorais deste ano foi desvendado ontem à tarde. O governador João Azevedo confirmou o que já era esperado: Lucas Ribeiro será seu candidato a vice. O nome do vice-prefeito de Campina Grande estava colocado desde que Aguinaldo Ribeiro decidiu concorrer à reeleição e reivindicou a indicação do companheiro de chapa do governador da Paraíba, mas ainda assim, foi uma verdadeira novela mexicana o processo para oficializar a escolha, já que os Republicanos também disputavam o preenchimento da mesma vaga.
Lucas é sobrinho de Aguinaldo Ribeiro e filho da senadora Daniella Ribeiro, a mais resistente da família em celebrar o acordo político com João. Mas, agora, com a selada união com o PSB, Daniella foi a público ontem mesmo para dizer que o partido que preside na Paraíba, o PSD, caminhará ao lado de João Azevedo.
A senadora admitiu as divergências que já teve com o governador, mas acrescentou que o projeto encabeçado pelo PSB ao lado de Lucas é o que considera melhor para a Paraíba.
A indicação oficial será feita sábado na AABB de Campina Grande. Mas, ela já serviu para assanhar uma crise com o prefeito Bruno Cunha Lima. Com a adesão de Lucas ao bloco do governador, as indicaçoes da família Ribeiro na prefeitura da Rainha da Borborema devem passar por uma tesourada. É o preço da opção partidária por um adversário do prefeito.
Se Lucas e os Ribeiro terão uma perda, para João o momento é de comemorar o possível. Parecia improvável que o governador, que vinha de tantas perdas na articulação política, conseguisse costurar nesta reta final de pré-campanha a paz entre Progressistas e Republicanos, mas essa surpresa vai se consolidando. E a importãncia do PP é múltipla porque os Ribeiro lideram não apenas o partido, mas um conjunto de siglas como o Avante, Soldidariedade e Patriotas. O capital eleitoral é denso e não pode ser desprezado.
Por outro lado, João ficou sem um candidato de peso ao Senado. Deve optar por um nome do próprio PSB. Mas, era o que tinha para hoje. Ou como diz o ditado: pior seria se pior fosse.