Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Isolado no PSB, Chalita prepara mala rumo ao PMDB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cada vez mais isolado dentro de seu partido, o deputado Gabriel Chalita (PSB-SP) já deixou as malas praticamente prontas para se transferir para o PMDB do vice-presidente Michel Temer. O socialista decidiu que o maior partido da base de apoio à presidenta Dilma Rousseff será mesmo seu destino, caso se concretize a união ensaiada pela cúpula socialista e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).

 
Em meio à expectativa de que Kassab anuncie na próxima semana a criação de um novo partido que se fundiria com o PSB, Chalita teria chegado a estudar um convite do PTB, além de sondagens do PC do B e do DEM. Mas predominou a avaliação de que o vai-vém entre base aliada e oposição ao governo Dilma seria desgastante demais. Afilhado político do governador tucano Geraldo Alckmin, Chalita trocou o PSDB pelo PSB em 2009. A opção por uma sigla como o PTB, entretanto, o colocaria novamente no círculo de apoio ao tucano.
 
Nos bastidores, ganhou força nas últimas semanas a versão de que Kassab teria deixado claro que não aceita dividir espaço com Chalita no PSB paulistano. O deputado, entretanto, repete internamente que a questão central é a falta de coerência ideológica na aliança entre o PSB e o prefeito. Queixa-se ainda da falta de espaço que enfrentou no partido, para o qual migrou de olho em uma candidatura ao Senado 2010. Terminou na corrida para a Câmara dos Deputados, em uma chapa que lançou como candidato a governador o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, também recém-chegado na legenda.
 
Caso se confirme sua transferência para o PMDB, Chalita começará a trabalhar desde já por espaço numa aliança com o PT para a eleição de 2012. Além de apostar as fichas na influência que Temer pode vir a ter nas negociações, o deputado tem forte apoio em uma ala minoritária do partido de Dilma, que fala até mesmo em lhe ceder a cabeça de chapa.
 
Ainda assim, a tese de ser coadjuvante na disputa pela maior cidade do País é tida como praticamente inviável no PT. A ideia tende a enfrentar resistência de grupos como o do ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), que disputou a última eleição estadual, ou do círculo próximo à senadora Marta Suplicy (PT-SP). Ainda assim, restaria a Chalita a opção de ocupar o posto de vice em uma chapa liderada por um petista.

Especulação
 
Apesar do estágio avançado das conversas, os mais otimistas ainda dizem enxergar uma possibilidade de Chalita permanecer no PSB e assegurar seu espaço na legenda. Na visão de aliados, a saída para o deputado seria apresentar-se à cúpula do PSB como opção para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2012, num cenário que traga o candidato derrotado à Presidência José Serra como nome do PSDB para a vaga.
 
A tese é a de que Alckmin atuaria nos bastidores em favor de Chalita, para evitar um fortalecimento político de Serra, com quem disputa internamente no PSDB. O cenário repetiria a estratégia que viabilizou a reeleição de Kassab como prefeito em 2008. Na época, Serra era governador e Alckmin lançou-se candidato à prefeitura paulistana. Kassab saiu vitorioso ao contar nos bastidores com a ajuda de Serra.
 
Chalita mantém a discrição nas conversas em que sua proximidade com Alckmin é assunto. Costuma repetir que ele e o governador são “amigos” e que a vida partidária é uma questão “à parte”. De qualquer forma, a ideia custa a atrair até mesmo apoiadores no grupo político de Alckmin. Por enquanto, a ordem no grupo do governador é evitar qualquer confronto direto com Serra. E, para o caso de o ex-presidenciável não se lançar na corrida municipal, a prioridade é trabalhar o nome do deputado estadual Bruno Covas (PSDB).
 

Último Segundo
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira