Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Iphaep embarga obras do Parque Sanhauá e aponta ausência de licença

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estado da Paraíba (Iphaep) decidiu embargar as obras do Parque Ecológico Sanhauá, obra realizada pela Prefeitura de João Pessoa. A decisão foi tomada ontem e comunicada formalmente ao prefeito da capital, Luciano Cartaxo (PV). O motivo, segundo informou a diretora executiva do Instituto, Cassandra Figueiredo ao ParlamentoPB, foi a ausência de licenciamento junto ao órgão.

“Por se tratar de uma intervenção no Centro Histórico, seria necessário que a prefeitura solicitasse a licença cultural ao Iphaep, o que não aconteceu. Nós entramos em contato com a prefeitura e pedimos que fosse enviado o projeto e documentação referente à obra. Eles nos mandaram, mas fomos surpreendidos ontem pela denúncia de moradores sobre o início das obras no Porto do Capim, com a demolição de algumas casas, o que não poderia acontecer porque não há ainda licença para essa intervenção. Pode ser que o projeto seja aprovado, mas até agora ele não foi liberado”, disse ela.

A demolição de imóveis começou na quarta-feira, 29, e se refere a residências cujos donos fizeram acordos com a prefeitura. São 108 famílias cadastradas na Vila Nassau, que fica no Porto do Capim, e somente 50 entraram em acordo com a gestão municipal. As demais se recusam a sair.

Estimado em R$ 11,6 milhões, o projeto do Parque Ecológico Sanhauá será desenvolvido em uma Área de Preservação Permanente, que tem 193mil m² e segundo a prefeitura de João Pessoa, será completamente recuperada.

O novo espaço público da Capital deverá contar com praça, mirante, elevador panorâmico, passarela elevada sobre o mangue, ciclovias, calçadas requalificadas e estacionamento com 80 vagas. Toda a região receberá iluminação em LED e respeitará as normas de acessibilidade. De acordo com a prefeitura, as edificações serão mínimas e não invasivas para garantir a regeneração ambiental da região. Os recursos são provenientes de uma parceria também com o Governo Federal.

Prefeitura diz que embargo é arbitrário

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo convocou, uma coletiva para a próxima segunda-feira (3) para falar sobre a decisão do Iphaep. Em nota a Prefeitura disse se tratar de um “arbitrário embargo determinado pelo Governo do Estado contra a construção do Parque Ecológico Sanhauá”.

A entrevista está marcada para às 10h no Gabinete no Centro Administrativo Municipal

Antes da convocação da entrevista a Prefeitura de João Pessoa informou que o caso está sendo analisado pela Procuradoria Geral do Município. O procurador, Adelmar Régis, estava em reunião fora da capital paraibana ao ser procurado pelo ParlamentoPB.

Confira nota da PMJP:

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO CONVOCAÇÃO DE COLETIVA

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa convida jornalistas e representantes de todos os órgãos de imprensa da Capital para entrevista coletiva a ser concedida pelo prefeito Luciano Cartaxo nesta segunda-feira, dia 3/06, a partir das 10h, no Gabinete no Centro Administrativo Municipal, momento em que falará sobre o arbitrário embargo determinado pelo Governo do Estado contra a construção do Parque Ecológico Sanhauá.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos