Internautas dizem que PMDB foi o partido que mais se fortaleceu

O prazo para as filiações partidárias de quem deseja concorrer a um cargo eletivo nas eleições de 2010 terminou no último dia 3 de outubro. Às vésperas do fim do prazo, foi grande a migração de deputados federais e estaduais, além de prefeitos, vices e vereadores em busca de uma nova sigla. A meta da maioria era encontrar uma agremiação partidária que ajudasse a tornar possível a obtenção de mais um mandato. De toda forma, as filiações têm um valor político e agregam forças à sigla que recebe os novos nomes.

Para aferir a opinião do internauta sobre a movimentação que cercou o final de setembro e o início de outubro, o Parlamentopb realizou uma enquete e verificou que, segundo a opinião pública, o PMDB foi o partido que saiu mais fortalecido após o final do prazo permitido pela Justiça Eleitoral para as filiações: esse foi o pensamento de 35% dos internautas que responderam à enquete. Os reforços para o PMDB foram do deputado federal Manoel Júnior e do estadual Expedito Pereira, dentre outros. Outro fato importante foi a incorporação de outros parlamentares, como Marcondes e Leonardo Gadelha, Arnaldo Monteiro, Guilherme Almeida e Carlos Batinga ao PSC, que dá apoio ao PMDB da Paraíba.

Em segundo, com 27% apareceu o PSB, que perdeu todos os deputados (federais e estaduais), mas filiou lideranças como Ricardo Barbosa, Léa Toscano, Tarcísio Marcelo e Ivonete Ludgério.

Na lanterninha do ranking apareceram o PTB, com 2%, e o DEM, com 3%.

Confira o resultado da enquete do Parlamentopb.

Que partido saiu mais fortalecido depois das filiações?

DEM: 19 votos (3%)
PMDB: 206 votos (35%)
PP: 26 votos (4%)
PSB: 156 votos (27%)
PSC: 39 votos (7%)
PSDB: 56 votos (10%)
PSL: 34 votos (6%)
PTB: 12 votos (2%)
PT: 38 votos (6%)

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.