Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Instalação de hidrômetros individuais é discutida na capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Municipal de João Pessoa realizou hoje uma sessão especial para discutir a aplicação da lei 10.423/2004, de autoria do ex-vereador Padre Adelino (PSB), que trata da utilização de hidrômetros individualizados em condomínios e edifícios da Capital. A sessão foi proposta pelo vereador Fernando Milanez (PMDB).

A mesa dos trabalhos foi presidida pelo vereador Benílton Lucena (PT), secretariado pelo vereador Bruno Farias (PPS). Ainda fizeram parte da mesa o presidente do Grupo Ello e do Secovi; o representante do Sinaeco-PB, Evandro César de Lima Ferreira; o representante da Actaris/Itron, Jaime Ferreira Filho; o representante do ‘Conta Justa’, Henrique Costa; o presidente do Sinduscon, Irenaldo Quintans; representante do Procon estadual, Mário Sérgio Coutinho Soares; e a secretária do Planejamento (Seplan), Esthelizabel Bezerra.

Vários questionamentos ocorreram em torno da aplicação da lei, desde a sua viabilidade técnica até questões relacionadas aos custos operacionais que resultariam de sua aplicabilidade, assim como também a operacionalidade das medições mensais. No entanto, ficou claro nas exposições de todos os envolvidos na discussão que haverá uma diminuição no consumo individual de água, gerando uma economia de cerca de 25% na conta de água dos moradores de condomínios e prédios.

A secretária do Planejamento, Esthelizabel Bezerra, enfatizou a importância da lei, se baseando na justiça da economicidade e acrescentando que ela precisa ser uma “expressão de um pacto social”, precisando ser assimilada pela sociedade. Bezerra se comprometeu: “Travo um compromisso de procurar regulamentar por decreto que em todos os projetos de novas construções constem a obrigatoriedade dos hidrômetros individuais. Contudo, a lei precisa ser aprimorada, ter tempo para as antigas construções se adequarem precisa ser entendido, assim como deve contar as sanções cabíveis para quem não cumpri-la”.

Além do propositor da discussão, também prestigiaram a sessão os vereadores Tavinho Santos (PTB), Ubiratan de Oliveira, o Bira (PSB), Raoni Mendes (PDT), Raíssa Lacerda (DEM), Pastor Edmilson (PRB), Sérgio da Sac (PRP), João Corujinha (PSDC),e João dos Santos (PR).

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Edisio Souto, justificou sua ausência através do próprio propositor da sessão. No entanto, diversos vereadores lamentaram a ausência de um representante da Companhia na sessão.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa