Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Inscrições para alfabetização de jovens e adultos estão abertas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Acabar com o analfabetismo entre jovens e adultos, capacitando-os para o mercado de trabalho, é uma das prioridades da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Nos próximos dois anos, cursos e programas de governo que tenham esse foco terão atenção especial da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). A determinação é que programas como Brasil Alfabetizado (PBA), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projovem Urbano (PJU), alcancem cada vez mais esse público. As inscrições para esses programas já estão abertas em qualquer escola da rede municipal de Ensino.

Programa Brasil Alfabetizado – É destinado para quem não conseguiu se alfabetizar logo cedo. Uma oportunidade para adultos e jovens acima de 15 anos voltarem a se interessar pelos estudos e posteriormente ter acesso a cursos profissionalizantes. A novidade do Programa para 2011 é que a Prefeitura vai formar novas turmas que antes estavam sob coordenação do Estado em João Pessoa.

Projovem Urbano – O desenvolvimento integral do Projovem Urbano (PJU) em 2011/2012 vai ter mais 20 núcleos instalados nas escolas municipais, totalizando 100 novas turmas com 4 mil alunos cujas idades variam entre 18 e 29 anos e que não concluíram o ensino fundamental.  O Projovem Urbano é realizado em 18 meses e o currículo possui três dimensões: ensino fundamental; qualificação profissional e participação cidadã. A qualificação profissional concentra-se em: Turismo e hospitalidade; Educação; Construção e Reparos, além de Vestuário. Atualmente, nestas diferentes áreas trabalham 143 educadores e 3.520 alunos em ações coordenadas de planejamento integrado e formação continuada.

Educação de Jovens e Adultos – A Educação de Jovens e Adultos (EJA), enquanto modalidade do ensino fundamental, vai receber tratamento especial e forte investimento para o acompanhamento das suas turmas e seus milhares de alunos distribuídos nos ciclos de alfabetização I, II, III e IV do ensino fundamental. A EJA vai estar presente nas escolas da rede municipal atendendo aproximadamente 12 mil alunos. Os três programas estão associados aos cursos de qualificação profissional em Informática, serviços de hotelaria (garçom, camareira, recepcionista e outros), operador de tele marketing, cabeleireiro, cozinheiro, técnicas de venda em parceira da Secretaria de Educação/Prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Estações Digitais e IFPB (ex-Cefet). Somam-se os cursos de eletricista, corte e costura, porteiro e encanador em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sena i) e de cobrador de ônibus e auxiliar de almoxarifado com o Programa de Formação Especializada em Transporte (Senat). Além disso vai existir a parceria com o Programa Ciranda Curricular na realização de oficinas de artesanato, dança e teatro.

Para obter mais informações os interessados devem procurar a escola mais próxima da sua casa ou ligar para os telefones 3218-9285, 3214-4135 ou 8711-4015. Falar com ene César de Andrade ou Regina Celi Delfino, coordenadoras do EJA.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência