As duas empresas brasileiras que mais “inovam” em seus produtos, a “WEG” (www.weg.ne) fabricante de motores elétricos, componentes eletroeletrônicos e sistemas de automação industrial, sediada na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e a “EMBRAER”, terceira maior fabricante de aviões do mundo, com sede em São José de dos Campos, São Paulo, juntaram forças para “o desenvolvimento de aeronaves elétricas com tecnologia 100% brasileira”. A ideia é ter na próxima década, um avião elétrico ou hibrido, para disputar o mercado internacional deste tipo de aeronave. Vale destacar que, a WEG é líder mundial em tecnologia de motores elétricos e uma das empresas brasileiras com maior número de inovações e patentes registradas.
“Calamos One Ultrabike”
Este é o nome de um projeto de “e-bike” (bicicleta eletrônica) que vem sendo desenvolvida com recursos financeiros obtidos via Internet, no modelo crowdfunding (financiamento coletivo ou no popular: “uma vaquinha”). A nova bike, segundo seus projetistas, vai ter dentre outros “equipamentos de série”: sensores de aviso de proximidade de outros veículos (carros, motos e outras bikes) leitor da digital do proprietário (para que só o mesmo possa utiliza-la), GPS, alarme contra roubo e um painel digital sensível ao toque (como uma tela de smartphone) para controlar todos os sistemas disponíveis na bicicleta. Quando estiver disponível para venda, a “Calamos One” deverá custar cerca de 2.500 dólares. Mais informações sobre o projeto, no endereço www.indiegogo.com/projects/calamus-one-ultrabike–2#/
PEIEX
A Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, vai implantar ainda neste mês de agosto, sete novos “núcleos do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação, em parceria com IES (Instituições de Ensino Superior) localizadas em cinco estados: Paraná, São Paulo, Pernambuco, Roraima e Rio Grande do Sul”. O PEIEX é voltado para as empresas brasileiras que estão iniciando seu processo de exportação de produtos ou serviços, disponibilizando capacitação (incluindo treinamento na preparação de planos de negócios) e informações adequadas e atualizadas, sobre os “mercados alvo” pretendidos. Hoje já existem 37 Núcleos Operacionais do Programa, em todas as regiões do Brasil. Mais informações no portal da Apex-Brasil www.portal.apexbrasil.com.br.
Projeto de Lei Americano
Um Projeto de Lei (PL) em tramitação no Congresso Americano (especificamente no Senado), vem sendo motivo de uma acalorada discussão entre especialistas e usuários de redes sociais nos Estados Unidos. Trata-se do PL que visa “proibir o uso de ferramentas tecnológicas que induzem os usuários do YouTube ou Instagram ficarem ligados e darem atenção, além da conta, aos vídeos apresentados pelas duas plataformas”. Estas plataformas, segundo o Senador Josh Hawley, autor do PL, “implementaram recursos tecnológicos com o intuito de prender a atenção do usuário pelo maior tempo possível, quase gerando um vicio ou uma dependência tecnológica nestes produtos”. O PL tem o sugestivo nome (em uma tradução livre) de “Projeto de Lei de Redução do Vício em Mídia Social”. Pode parecer maluquice, mas outra rede social, o Facebook, fez um acordo com a FTC – Federal Trade Commission (www.ftc.gov), o “PROCON Americano”, para dar “conhecimento aos seus usuários, que a plataforma utiliza recursos que induzem a este tipo de comportamento”. Ou seja, tudo indica que o problema existe!