Inmet alerta para chuvas em João Pessoa e mais 144 municípios paraibanos

Nas últimas 12h João Pessoa registrou um volume de chuva de 53,2 milímetros. Os dados são da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que na tarde desta terça-feira (26) recebeu um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O alerta 846/2019 foi aberto às 14h22 e significa dizer que o município está em risco hidrológico moderado.

“A atuação de áreas de instabilidade se aproximando pelo leste do município poderá provocar chuvas de intensidade moderada a forte, segundo informou o alerta da Cemaden. Recebemos esse comunicado agora à tarde e a equipe da Defesa Civil se mantém de plantão, como sempre estamos, para qualquer chamado”, explicou Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil de João Pessoa.

Baseado no volume de chuva, o bairro que apresentou maior incidência foi o Altiplano, seguido do Cuiá. Segundo Nóe, essa chuva representa a chegava antecipada do inverno. Em fevereiro, João Pessoa chegou a registrar em 12h o volume de 118 milímetros de chuva.

A defesa Civil mantém o número 0800 285 9020 para chamados da população. “Apesar de um volume grande de chuva, a Defesa Civil não recebeu nenhum chamado para ocorrência na cidade. Houve um volume de chuva concentrado no início da tarde, mas acredito que a partir de agora a chuva diminua mais”, afirmou Noé Estrela.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também fica alerta em caso de chuva intensa. Caso algum condutor precise acionar os agentes para semáforos apagados ou ruas intransitáveis por alagamentos, é só ligar para o Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Os telefones são 3218-9420 ou 98760-2134 (whatsapp).

Alerta

Em todo o Estado, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as chuvas registradas na tarde desta terça-feira ultrapassaram os 100 mm. Ainda segundo o órgão, as próximas horas também serão de fortes chuvas no Litoral Norte do estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu hoje um alerta de perigo potencial de chuvas para 145 municípios paraibanos, incluindo João Pessoa. O aviso vale para até as 10h desta quarta-feira (27). A previsão é de que o volume de chuvas nessas cidades atinja 50 milímetros por dia.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.