Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Incentivo à doação de plasma e distribuição de álcool em gel são aprovados na Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) se reuniu na manhã desta segunda-feira (29) e foi favorável a diversas matérias que visam ao combate do novo coronavírus (Covid-19) na Capital. Dentre elas, o incentivo à doação de plasma convalescente e distribuição de álcool em gel a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O plasma convalescente é a parte líquida do sangue que contém anticorpos e combate infecções. Ele é doado por pessoas recuperadas da Covid-19 a quem ainda sofre com o vírus para ajudar no processo de recuperação. A utilização do plasma em pacientes com coronavírus já acontece na Capital e produziu resultados positivos. Pensando nisso, o Projeto de Lei (PL) 1918/2020, da vereadora Raíssa Lacerda (Avante), cria um programa de incentivo à doação do plasma, promovendo benefícios aos doadores, como a prioridade em projetos de estímulo ao empreendedorismo do poder público municipal.

A aprovação do parecer favorável ao projeto aconteceu de forma unânime pelos membros da comissão, que parabenizaram a vereadora pela iniciativa. “É uma sensação muito maior do que a doação de sangue, quando você sabe que em busca de tantos meios de cura, esse tratamento tem dado resultados positivos. Parabenizo a vereadora pela proposição”, afirmou o presidente da CCJ, vereador Thiago Lucena (PRTB), que já teve Covid-19 e afirmou ser doador de plasma.

Mais matérias de combate ao coronavírus

A comissão ainda foi favorável ao projeto 1820/2020, que dispõe sobre a distribuição de álcool em gel para pessoas em situação de vulnerabilidade no Município; e ao PL 1922/2020, que prevê a contrapartida da Administração Pública Municipal em parceria com laboratórios privados de análises para a realização de exames de Covid-19 na população do Município, ambos de autoria do vereador Leo Bezerra (Cidadania).

Ainda teve parecer favorável o PL 1867/2020, que cria a parada segura no transporte público coletivo urbano para profissionais da saúde durante o período da pandemia, uma propositura do vereador Lucas de Brito (PV); e o PL 1874/2020, que versa sobre a testagem periódica de Covid-19 em profissionais que atuam nas casas de acolhida, instituições de internação e conselhos tutelares, de autoria do vereador Marcos Henriques (PT).

Demais Matérias

Ao todo, a comissão aprovou sete pareceres favoráveis e cinco contrários, além de rejeitar dois pareceres favoráveis. O vereador Thiago Lucena pediu vistas do PL 1884/2020, de autoria de Humberto Pontes (PV), que institui o “Programa Telecuidado” de monitoramento de idosos com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 que moram sozinhos. “A disponibilização de uma pulseira aos idosos que ainda não é oferecida no mercado pode gerar um custo inimaginável. Quero pedir vista, estudar o projeto para torná-lo constitucional”, afirmou o vereador destacando a importância da iniciativa.

Realocação orçamentária

Teve parecer favorável o PL 1898/2020, do Executivo Municipal, que autoriza a realocação de dotações orçamentárias através de transposição, remanejamento e transferência de recursos de uma categoria de programação para outra, ou de um órgão para outro no orçamento vigente, no valor de R$ 717.000,00. O vereador Leo Bezerra havia solicitado vista da matéria, mas afirmou que não conseguiu realizar o estudo pretendido. “Não consegui fazer o levantamento de quanto a Prefeitura já remanejou, uma vez que ela só pode movimentar 30% do orçamento”, afirmou o parlamentar justificando sua abstenção.

O líder da bancada da situação na Casa, vereador Milanez Neto (PV), garantiu que o montante movimentado pela Prefeitura não chega nem aos 20%. O vereador Renato Martins (Avante) declarou que espera que essas medidas de remanejamento “se transformem de fato em melhoria e qualidade no serviço público”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco