Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Impasse faz Senado adiar escolha de suplentes da Mesa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Sem acordo entre governo e oposição, o Senado adiou para esta quinta-feira (3) a escolha dos parlamentares que vão ocupar vagas de suplentes na Mesa Diretora da Casa.

O impasse está em torno da indicação dos presidentes das comissões permanentes do Senado –as suplências entram no mote de negociações entre os partidos.

PT e PSDB disputam a presidência da Comissão de Infraestrutura, responsável por aprovar indicações para agências reguladoras e projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O PSDB, terceira maior bancada da Casa, diz que tem direito à escolha porque PT e PMDB escolheram as presidências da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) –por serem os partidos com o maior número de senadores eleitos.

"Defendemos a regra da proporcionalidade dos partidos. Ao contrário, seremos dizimados aqui", disse o senador Álvaro Dias (PR), líder do PSDB.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) ameaçou recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) se a regra da proporcionalidade na escolha das suplências da Mesa e das comissões não for cumprida. "Ou os compromissos são honrados, ou vamos buscar os direitos dos partidos de oposição."

O DEM, com uma bancada de cinco senadores, conseguiu uma vaga de suplente na Mesa, assim como a presidência de uma das comissões permanentes. O PT, no entanto, não quer abrir mão da Comissão de Infraestrutura –demanda também do PSDB.

"Achamos que é uma comissão importante para o governo. Queremos resgatar o debate na comissão", disse o senador Humberto Costa (PE), líder do PT.

Os petistas defendem um critério diferente para definir os presidentes da comissão, levando em conta o tamanho dos blocos partidários, e não apenas das bancadas.

A oposição, com o apoio do PMDB, defende que a divisão das comissões siga as mesmas regras aplicadas na eleição dos titulares da Mesa Diretora –que considerou os tamanhos das bancadas de cada sigla.

Nos bastidores, o PT se articula para evitar que a oposição tenha o controle de cargos considerados importantes para o governo federal no Senado –temendo esperadas dissidências na base aliada que possam prejudicar o Executivo, com o apoio da oposição.


Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente