Dom Manoel Delson

Dom Manoel Delson cursou Filosofia e Teologia em Nova Veneza (SP) e no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA). É licenciado em Letras e tem Mestrado em Ciência da Comunicação Social, em Roma, na Pontifícia Universidade Salesiana. É Arcebispo da Paraíba.


Imaculada Conceição de Maria

No dia 08 de dezembro a Igreja celebra festivamente um dos dogmas de Nossa Senhora, o da Imaculada Conceição. Na Mãe de Cristo e nossa mãe realizou-se perfeitamente a vocação de todos nós, uma vocação que diz respeito à mais alta dignidade: todos somos chamados à santidade e a estarmos imaculados diante de Deus, no amor (Ef 1,4).

Celebrar a pureza de Nossa Senhora significa ter o coração pronto para vencer a tentação de uma vida centralizada em si mesma e medíocre. Ela, porque muito amou a vontade de Deus, não só não cometeu pecado algum, mas foi isenta até da herança comum da raça humana que é o pecado original. A Bem-Aventurada Virgem Maria nos ensina a não firmar compromisso com o mal; e olhando para Ela, podemos aprender a estar sempre com o Senhor e a escolher sempre o bem: Ave, ó cheia de graça, o Senhor está contigo (Lc 1,28).

A Imaculada Conceição da Mãe de Deus indica-nos o futuro, o mundo novo que Deus vai realizar, e o fará tornando-nos transparentes no amor. A mensagem da pureza de Nossa Senhora ilumina a juventude de nosso tempo, pois vivemos num contexto social que a todo instante propõe falsos modelos de felicidade para os jovens. Estes parecem estar na condição da orfandade do verdadeiro amor, correm o risco de perder a esperança. O corpo humano tornou-se objeto de consumo, assistimos vergonhosamente à coisificação das relações, quando deveríamos construir relações humanizadoras. O homem foi criado para o bem e a verdade.

O corpo imaculado da Virgem Maria traz o sonho de Deus para a humanidade, pois tudo o que Ele fez nela, fará também em nós! A realidade corporal do homem e da mulher, segundo o plano amoroso de Deus, aponta sempre para as sadias relações. Corpo é relação! O Papa Francisco ao explicar a Imaculada Conceição, em 08 de dezembro de 2015, afirma que esta compreende-se como um dom, a vida é um dom de misericórdia do Pai. Para ele, bem como para a Igreja, Maria é a primeira a ser salva pela infinita misericórdia de Deus. Ela é ícone sublime da misericórdia divina que venceu o pecado.

O mundo novo sonhado por Deus passa pela mensagem da pureza corporal da Virgem Maria. Deus vai redimir definitivamente as relações humanas, Ele nos dará uma aurora nova, pelo caminho da justiça e da paz. Peçamos a Nossa Senhora, Mãe da nova humanidade, que caminhe conosco, que nossas mãos cansadas sejam postas nas mãos Daquela que muito amou a Deus, e amou com perfeita pureza de coração.

Comentários