Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Igreja prepara Romaria de Frei Damião em Guarabira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Diocese de Guarabira está organizando a 16º Romaria Santuário Memorial Frei Damião, que acontecerá na cidade de Guarabira, no domingo, dia 24 deste mês, para lembrar, antecipadamente, os 12 anos da morte do missionário capuchinho, que ocorreu no dia 31.

A expectativa é de contar com a participação de 30 mil romeiros vindos de toda a Paraíba e de outros Estados, informou o padre Gaspar Rafael Nunes da Costa, reitor do Santuário e Memorial Frei Damião.

A programação consta de missas e atendimento de confissões na capela do santuário durante todo o dia. Às 14h, haverá a saída da romaria da Catedral Nossa Senhora da Luz, contando com a presença de Frei Fernando e encerrada com missa campal presidida por Dom Lucena, Bispo de Guarabira.

A romaria marca, também, início do novenário para a celebração de Pentecostes, que será concluído no sábado seguinte, no Santuário Padre Ibiapina em Santa Fé, em Arara.

“Com essa romaria, queremos resgatar a missão da Igreja, destacado três eixos pastorais aprovado em Assembléia Pastoral na Diocese de Guarabira, que são justamente a missão, a família e a juventude”, afirmou Padre Gaspar Rafael Nunes.

Durante o ano são programadas três romarias, sendo uma no quatro domingo de maio, para lembrar a morte de Frei Damião; a segunda no quatro domingo de agosto, para valorizar o Movimento Terço dos Homens e finalmente, no segundo domingo de dezembro, data da inauguração do Santuário e Memorial. “Todos os domingos temos três missas com atendimento aos visitantes”, garantiu.

Organizada pela Diocese e a Reitoria do Santuário, a romaria conta com a participação das quatro paróquias da cidade e envolve em sua organização pelo menos 200 pessoas além de um efetivo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Companhia de Estadual de Trânsito e equipes médicas.

O Santuário de Frei Damião, situado em Guarabira (PB), é um projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho Frei Damião de Bozzano, um missionário do Nordeste brasileiro. Atualmente é considerada a segunda maior estátua do Brasil.

A inauguração, em dezembro de 2004, contou com a presença de mais de 50 mil fiéis. Foram realizadas parcerias entre a Diocese de Guarabira, a prefeitura de Guarabira e o governo do estado, em sua edificação.

O santuário foi projetado pelo Arquiteto Alexandre Azedo. A construção da obra foi iniciada em 27 de março de 2000. O local foi transformado em santuário através de um decreto emitido pelo então Administrador Apostólico Dom Jaime Vieira em 2007, tendo como primeiro reitor o padre Gaspar Rafael Nunes da Costa.

Numa parceria com a prefeitura de Guarabira, estão sendo restauradas as 15 estações da Via-Sacra que se encontravam danificadas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos