Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Idosos ganham delegacia e gratuidade em transporte intermunicipal

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As pessoas da terceira idade na Paraíba passam a contar com novos instrumentos de defesa de seus direitos e ganham mais benefícios, com a assinatura pelo governador José Maranhão da lei que cria a Delegacia do Idoso e uma Medida Provisória concedendo passe livre nos transportes intermunicipais, durante solenidade no Palácio da Redenção, na manhã desta terça-feira, 2.

Além do pleno funcionamento da Delegacia do Idoso, que terá todos os equipamentos necessários para cumprir suas funções, as pessoas da terceira idade poderão desfrutar de gratuidade nas passagens de transportes intermunicipais, com duas vagas por horário de cada ônibus e, já estando preenchida, terá direito a pagar apenas 50% do valor.

Instituídos pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva no ano de 2003, esses benefícios não foram implantados na Paraíba apesar dos inúmeros apelos feitos pelos órgãos representantes das pessoas da terceira idade.

Por determinação do governador Maranhão, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) vai fiscalizar o cumprimento desse benefício e será feita uma campanha para a divulgação entre todos os interessados.

Prioridade – O governador disse que no seu Governo o idoso é prioridade e pode oferecer grande contribuição pelos conhecimentos e sabedoria. “O Estado é quem precisa do idoso e não o contrário”, comentou. Durante a solenidade, que contou com a participação de inúmeros grupos da terceira idade, ele destacou o trabalho das entidades representativas e que o Palácio da Redenção presenciava um ato que considerou histórico.

“O idoso de hoje é um ser ativo da sociedade, seja física e psicologicamente, para exercer seus direitos, porque pode ajudar a sociedade com sua sabedoria e seus conhecimentos”, afirmou Maranhão. Convidou todos os segmentos a estarem atentos para fazer cumprir a lei, lembrando que órgãos como o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública e a Secretaria de Segurança e Defesa Social estarão atentos para as reclamações que possam ocorrer a partir de agora. Na ocasião, o governador nomeou a delegada Vera Lúcia de Lima Soares para responder pela nova Delegacia.

Depoimentos – O promotor de Justiça, Valberto Lira, disse que a partir de agora ficou mais fácil realizar a fiscalização do cumprimento dos direitos das pessoas da terceira idade. “Sempre foi um grande anseio do Ministério Público esse beneficio, que agora se concretiza por uma ação do governador José Maranhão”, comentou.

A presidente da Associação dos Idosos da Paraíba, Nice Guedes, destacou os benefícios agora concedidos que vão melhorar a qualidade de vidas das pessoas. “Os atos vão levar os idosos a uma nova era de convivência na sociedade”, disse.

O evento contou com as apresentações de coral da terceira idade. Destaque também para o músico Chiquinho do Fole, de 86 anos, que se deslocou de Belém do Brejo do Cruz até João Pessoa, para mostrar sua arte na cerimônia.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

joaobelga

Paraíba terá Centro de Distribuição e fábrica de esquadrias de PVC de empresa da Bélgica

Artêmio Picanço, advogado

Advogado considera “surreal” decisão da Justiça da Argentina pela prisão domiciliar de Antônio Neto; veja

Igreja Matriz de Monteiro

Polícia procura mulher suspeita de furtar dinheiro de ofertas da Igreja Matriz, de Monteiro

PF Operação Rescue

Operação da PF prende homem por armazenar imagens de abuso sexual de crianças

Concurso, freepik 1

MP recomenda retificação de edital do concurso para Guarda Civil de Santa Rita

PF operação Pombo, Objetos encontrados em casa de funcionários dos correios

PF investiga desvio de encomendas dos Correios e apreende objetos em casa de servidor

João Pessoa linda demais, secom pb

João Pessoa é destaque entre os Top 10 Destinos de Viagem para o mês de julho

Fábio Andrade, procurador-geral do Estado

Estado aprova lista de acordos diretos de precatórios com 593 propostas e R$ 78 milhões

Sérgio Moro 22

Por unanimidade, TSE rejeita cassação do mandato de Sergio Moro

Perilo Lucena, juiz

Ação alerta contra abuso e exploração sexual infantil nos festejos juninos de CG