Ibope mostra José Maranhão com 48% contra 36% de Ricardo Coutinho

A primeira rodada de pesquisas do Ibope realizada este ano sobre o cenário para o Governo da Paraíba mostrou uma vantagem de 12% em favor do atual governador do Estado, José Maranhão (PMDB). Ele teria 48% das intenções de voto contra 36% do presidente do PSB, Ricardo Coutinho. Em terceiro, Lourdes Sarmento (PCO) figurou com apenas 1% das intenções de voto, enquanto que Nelson Júnior (PSOL) e Érico Feitosa (PHS) não saíram de 0%. Brancos e nulos correspondem a 9% e os indecisos são 6%.

Dois dados chamam a atenção na pesquisa Ibope. Um deles é a deducação de que a retirada da candidatura do presidente do PSDB da Paraíba, Cícero Lucena contribuiu para elevar o índice de aceitação de José Maranhão. O outro, mais surpreendente, é que Maranhão bateria Ricardo na capital paraibana. De acordo com a pesquisa, o governador teria 44% das intenções de voto dos pessoenses, contra 35% do ex-prefeito da capital.

A dianteira acontece em cinco das seis regiões do Estado. Maranhão vence na Zona da Mata (53% contra 35%), no Agreste (53% contra 38%), na Borborema (58% contra 27%) e no Sertão (48% contra 35%). O único resultado adverso para o governador se dá em Campina Grande, onde Ricardo Coutinho aparece com 39% dos votos e Maranhão tem 32%.

Segundo turno – O Ibope perguntou ao eleitorado paraibano em quem ele votaria se no segundo turno restassem apenas José Maranhão e Ricardo Coutinho. O resultado foi o seguinte:

José Maranhão – 49%
Ricardo Coutinho – 39%
Brancos e nulos – 6%
Indecisos – 5%

Rejeição – No quesito rejeição, o campeão foi o pré-candidato do PHS, Érico Feitosa. Ele foi indicado por 30% dos eleitores como o candidato em quem eles não votariam de modo algum. Em segundo lugar, José Maranhão teve 29%, empatado com o professor Nelson Junior, do PSOL. Depois, veio Lourdes Sarmento, com 27% e, finalmente, Ricardo Coutinho, com 24%. Dos eleitores consultados, 9% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.

A pesquisa Ibope encomendada pela Rede Paraíba de Comunicação foi realizada entre 24 e 26 de maio, ouvindo 1008 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais e tem grau de confiança de 5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo de número 14.752/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo de número 12.490/2010.

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.