Ibope mostra José Maranhão com 48% contra 36% de Ricardo Coutinho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A primeira rodada de pesquisas do Ibope realizada este ano sobre o cenário para o Governo da Paraíba mostrou uma vantagem de 12% em favor do atual governador do Estado, José Maranhão (PMDB). Ele teria 48% das intenções de voto contra 36% do presidente do PSB, Ricardo Coutinho. Em terceiro, Lourdes Sarmento (PCO) figurou com apenas 1% das intenções de voto, enquanto que Nelson Júnior (PSOL) e Érico Feitosa (PHS) não saíram de 0%. Brancos e nulos correspondem a 9% e os indecisos são 6%.

Dois dados chamam a atenção na pesquisa Ibope. Um deles é a deducação de que a retirada da candidatura do presidente do PSDB da Paraíba, Cícero Lucena contribuiu para elevar o índice de aceitação de José Maranhão. O outro, mais surpreendente, é que Maranhão bateria Ricardo na capital paraibana. De acordo com a pesquisa, o governador teria 44% das intenções de voto dos pessoenses, contra 35% do ex-prefeito da capital.

A dianteira acontece em cinco das seis regiões do Estado. Maranhão vence na Zona da Mata (53% contra 35%), no Agreste (53% contra 38%), na Borborema (58% contra 27%) e no Sertão (48% contra 35%). O único resultado adverso para o governador se dá em Campina Grande, onde Ricardo Coutinho aparece com 39% dos votos e Maranhão tem 32%.

Segundo turno – O Ibope perguntou ao eleitorado paraibano em quem ele votaria se no segundo turno restassem apenas José Maranhão e Ricardo Coutinho. O resultado foi o seguinte:

José Maranhão – 49%
Ricardo Coutinho – 39%
Brancos e nulos – 6%
Indecisos – 5%

Rejeição – No quesito rejeição, o campeão foi o pré-candidato do PHS, Érico Feitosa. Ele foi indicado por 30% dos eleitores como o candidato em quem eles não votariam de modo algum. Em segundo lugar, José Maranhão teve 29%, empatado com o professor Nelson Junior, do PSOL. Depois, veio Lourdes Sarmento, com 27% e, finalmente, Ricardo Coutinho, com 24%. Dos eleitores consultados, 9% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.

A pesquisa Ibope encomendada pela Rede Paraíba de Comunicação foi realizada entre 24 e 26 de maio, ouvindo 1008 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais e tem grau de confiança de 5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo de número 14.752/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo de número 12.490/2010.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla

Fábio Nogueira assume a Presidência do TCE nesta sexta-feira

Anvisa suspende fabricação e comercialização de massa de tapioca por conter creatina

Anteriores

kemerson

Família procura por jovem desaparecido em Campina Grande; desespero aumenta com fake News

WhatsApp_Image_2025-01-12_at_22.07.19

Desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho morre aos 89 anos

academia FOTO Pixabay

Policial militar morre após passar mal em academia em João Pessoa

deslizamento terra ipatinga mg FOTO bombeiros MG

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos

hospital FOTO marcello casal jr agencia brasil

Quebra de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

e65d922c-5493-43c8-ab5a-eb7b5b859141

João Azevêdo lança nesta segunda-feira plano de obras “Paraíba 2025-2026”

54258868013_b3a301c967_c

Novo presidente do TCE convoca gestores e sociedade para pactos pela cidadania e educação 

empregada domestica FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 889 vagas de emprego em nove municípios

conab

Conab define banca para novo concurso; João Pessoa terá locais de prova

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande