Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ibope comemora índice de acertos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

São Paulo – Além de apontar com precisão o resultado da eleição presidencial, o Ibope acertou os resultados das votações para governador nas nove unidades da Federação onde houve segundo turno.

Na pesquisa realizada na véspera da votação, o instituto previu a vitória de Dilma Rousseff pelo placar de 56% a 44%. Nas urnas, Dilma teve 56,05% e José Serra (PSDB), 43,95%.

Na pesquisa de boca-de-urna, feita apenas com eleitores que já haviam votado, o resultado foi de 58% a 42%, no limite da margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

No primeiro turno, o Ibope havia previsto que Dilma teria 51% dos votos, mas ela alcançou cerca de 47% – um resultado fora da margem de erro. De lá para cá, não houve mudanças na metodologia aplicada pelo instituto.

Votação complexa

"O fato de não termos mudado a metodologia e acertado demonstra e confirma que, no primeiro turno, a complexidade da votação afetou o resultado", disse Márcia Cavallari, diretora-executiva do Ibope.

Ela se referiu ao fato de os eleitores terem de votar seis vezes no primeiro turno – para deputado estadual, deputado federal, governador, senador (dois) e, por fim, presidente.

Isso, segundo Márcia, fez com que uma parcela significativa de eleitores anulasse o voto involuntariamente. "A maior probabilidade de erro entre eleitores menos escolarizados teria gerado maiores perdas de voto para Dilma do que para os concorrentes", escreveu ela, em artigo publicado pelo Estado no último dia 8. Os índices de voto nulo caíram de 5,5% para 4,4% entre o primeiro e o segundo turnos.

"Os institutos, a imprensa e a sociedade como um todo tiveram um grande aprendizado nestas eleições", observou Márcia Cavallari. As pesquisas não são um prognóstico do futuro e nunca substituirão as urnas. As pesquisas são bússolas confiáveis e nestas eleições apontaram corretamente todas as tendências."

Estados

Todos os resultados das eleições para governador realizadas no último domingo ficaram dentro da margem de erro das pesquisas do Ibope.

A única exceção foi o Distrito Federal, onde Agnello Queiroz (PT) teve 66% dos votos nas urnas, três pontos porcentuais a mais do que a previsão do instituto – a margem de erro era de dois pontos.

Mas o Ibope apontou corretamente a trajetória de crescimento de Agnello no segundo turno, até a vitória folgada sobre Weslian Roriz (PSC).

 

Estadão

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente